Feriado

Zoo Gyn e Mutirama têm atrações especiais para o Dia das Crianças

Prefeitura preparou brincadeiras, teatro e atividades de educação ambiental para os visitantes do Zoológico.





//

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), preparou um dia inteiro repleto de atividades pensadas especialmente para os pequenos aproveitarem o Zoológico e o Parque Mutirama. O Zoo Gyn funciona das 8h30 às 17h e terá brincadeiras, teatro de fantoches e trilha educacional para a criançada ver de perto os animais. O parque de diversões estará aberto das 9h às 18h com as 27 atrações regulares disponíveis e, das 13h às 17h, o Mutirama será palco para ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás que visa a conscientização sobre o trabalho infantil.

Mutirama

Das 13h às 17h, as crianças que visitarem o Parque Mutirama poderão participar de uma ação de conscientização sobre o trabalho infantil. Ao entrar no parque, os pequenos poderão escolher entre dois caminhos: educação ou trabalho. Caso escolha a segunda opção, a criança receberá explicações sobre porque não deve trabalhar durante a infância e será encaminhada à tenda da educação para desenvolver ideias e sonhos sobre o que ela quer ser quando crescer. Um cartunista fará a caricatura da profissão escolhida.

Realizada pelo MPT em Goiás, a campanha “Com o trabalho infantil, muitos sonhos acabam” tem o objetivo alertar os riscos do trabalho precoce entre crianças e adolescentes e chamar a atenção para a importância da educação como única saída na construção de um futuro melhor. Para custear os gastos necessários para realizar a ação, o MPT reverteu recursos obtidos em acordos e ações contra empresas que desrespeitam os direitos dos trabalhadores.

O Mutirama estará aberto das 9h às 18h para que as crianças possam aproveitar bastante as 27 atrações disponíveis no parque de diversões, entre brinquedos, espaços, e áreas verdes para piqueniques e outras atividades ao ar livre. O valor do passaporte, que dá direito de acesso a todos os brinquedos, é de R$ 16. Têm direito a meia entrada visitantes acima de 60 anos, entre 4 e 12 anos de idade, gestantes e estudantes com carteirinha. Crianças de 0 a 3 anos, portadores de necessidades especiais com um acompanhante não pagam para entrar no parque.

Zoo Gyn

Das 8h30 às 17h, horário de funcionamento do parque, os visitantes poderão se divertir com brincadeiras, teatro e visitas aos animais, que fazem parte das ações de educação ambiental do Zoo Gyn. A entrada no parque é permitida até às 16h30.

Às 10h e às 14h, a equipe de educação ambiental apresentará um teatro de fantoches para a criançada mostrando como é importante o cuidado e o respeito aos animais. Logo após a apresentação, os visitantes mirins poderão seguir para uma trilha pelo Zoológico. Acompanhados por monitores, às 10h30 e às 14h30, as crianças farão trajeto passando pelos recintos dos bichos e, às 11h e às 15h, ainda durante a trilha monitorada, as crianças terão a oportunidade de assistir o enriquecimento alimentar de alguns animais.

Pela manhã, tigres, onças e o urso receberão picolés de carne e os primatas, de frutas. Na parte da tarde, o leão, o lobo e outros primatas receberão os alimentos diferenciados. “Essa atividade é especialmente interessante porque estimula os animais a se movimentarem e as crianças poderão ver de perto como eles agem”, comenta o diretor do Zoológico, Raphael Cupertino, explicando que os picolés fazem parte do tratamento diferenciado que os animais recebem para enfrentar o forte calor e a baixa umidade da capital neste período.

O Ônibus Brincalhão estará no parque das 8h30 às 17h com futebol de sabão, escorregador inflável e cama elástica. Também durante todo o dia, o Museu de Zoologia estará de portas abertas para os pequenos e todos os visitantes do parque, que poderão ver e aprender sobre as características de vários animais.

Especialmente neste Dia das Crianças, a condição para a entrada no parque será a doação de um quilo de alimento não perecível por pessoa, exceto sal e fubá, independente da idade do visitante. Os alimentos arrecadados serão doados a entidades e creches filantrópicas conveniadas com a Prefeitura de Goiânia. A expectativa da administração do Zoo Gyn é receber de cinco a oito mil pessoas durante o dia de feriado.

Programação no Zoo Gyn

14h – Teatro de Fantoches – No Núcleo de Educação Ambiental

14h30 – Trilha Monitorada – Saída do Núcleo de Educação Ambiental

15h – Enriquecimento Alimentar (Recintos: leão, lobo e primatas)

15h30 – Enriquecimento Alimentar nas Ilhas dos Primatas

(Do O Hoje)