RIO DE JANEIRO

Volta do futebol com público no dia 10 de julho ainda depende de ajustes

Protocolos dos jogos precisarão passar por adaptações, e medidas da prefeitura serão direcionadas à torcida


Agência O Globo
Agência O Globo
Do Agência O Globo | Em: 28/06/2020 às 15:04:30

(Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura RJ)
(Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura RJ)

A prorrogação da data de retomada dos jogos de futebol com um terço do público do dia 2 para o dia 10 de julho permitirá à prefeitura do Rio e aos clubes ajustes nos protocolos sanitários.

O protocolo da Federação de Futebol do Rio, Jogo Seguro, precisará ser adaptado para jogos com público, pois em sua fase atual isso não está previsto.

Segundo médicos que o elaboraram, devem ser acrescentadas medidas de segurança para os torcedores ao texto que dá condições aos jogadores e envolvidos com o jogo em si.

Essas determinações ao público vão partir dos protocolos que a Vigilância Sanitária já determinou para as atividades esportivas.

Como por exemplo obedecer ao distanciamento de dois metros ou quatro metros quadrados por pessoa, evitando o uso de elevador.

Segundo a prefeitura, a liberação de 1/3 de público nos estádios está prevista para a fase 3 desde a publicação do plano de retomada, no último dia 2 de junho. A confirmação das medidas depende do acompanhamento da curva da Covid-19, que permitiu, por exemplo, a antecipação da abertura parcial dos Shoping no último dia 11, e do comércio de rua neste fim de semana.

No entanto, a retomada de algumas atividades está sendo adiada, como a liberação de público em estádios, que era prevista para o início da fase 3, em 2 de julho, mas acaba de ser prorrogada para a etapa B desta fase, em 10 de julho, ainda sujeira a alterações.