Aplicativo

Vittude lança plataforma que conecta Psicólogos e Pacientes

Programa leva em consideração a localização e agenda dos profissionais e pacientes


Estadao Conteúdo
Estadao Conteúdo
Do Estadao Conteúdo | Em: 16/09/2016 às 08:50:24


A Vittude anuncia o lançamento de sua plataforma criada para conectar psicólogos e pacientes em busca de sessões de terapia. Os pacientes poderão encontrar e agendar consultas com psicólogos altamente qualificados baseados em critérios de localização e disponibilidade de agenda dos profissionais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a doença que mais afastará as pessoas do mercado de trabalho no mundo.

Segundo dados da Previdência Social, os transtornos mentais já são a terceira razão de afastamentos do trabalho no Brasil, sendo que os gastos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) giram em torno de R$ 200 milhões em pagamentos de benefícios anuais.

Visando contribuir para a redução dessas estatísticas e promover mais saúde e bem-estar, a Vittude será a ponte para profissionais programarem suas consultas sem prejudicar a rotina corporativa.

Para criar uma plataforma que atendesse ao mercado, a Vittude passou pelo Programa de Aceleração da Startup Farm, maior aceleradora de startups da América Latina. Foram cinco semanas de imersão dentro do Campus São Paulo, o espaço de empreendedorismo do Google.

Durante o processo de aceleração a Vittude realizou diversas pesquisas de campo com psicólogos, pacientes e instituições de ensino. Identificou que os profissionais que já demonstravam interesse em fazer terapia, não agendaram suas consultas por não conseguirem conciliar sua agenda com a de um psicólogo. Em contrapartida os psicólogos tinham em média 40% de sua agenda ociosa.

Durante o programa, além de conquistar clientes e fechar parcerias, a startup incluiu funcionalidades dentro da plataforma, como o agendamento de supervisões clínicas, de acordo com a especialidade do psicólogo.

Queremos concentrar todas as necessidades dos profissionais de psicologia em um só canal, afirma Tatiana Pimenta, uma das fundadoras da Vittude.

Segundo Tatiana, não existe nenhuma plataforma no mercado que tenha foco exclusivo em agendamento de consultas psicológicas.

“Viemos preencher essa lacuna. Infelizmente o cuidado com a saúde emocional ainda é visto com certo preconceito e de forma estereotipada por muitas pessoas. Ainda existe o mito de que somente pessoas desequilibradas emocionalmente devem procurar ajuda de um psicólogo”, afirma Tatiana.