Doação

Vila São Cottolengo lança campanha de Natal para arrecadação de fundos

Doações serão utilizadas para adquirir roupas de cama e banho para os 327 pacientes atendidos pela instituição


Juliana França
Do Mais Goiás | Em: 26/11/2018 às 19:34:05

Em período integral, a Vila São Cottolengo presta assistência a 327 pacientes com deficiências múltiplas. (Foto: Divulgação)
Em período integral, a Vila São Cottolengo presta assistência a 327 pacientes com deficiências múltiplas. (Foto: Divulgação)

A Vila São Cottolengo, localizada em Trindade, lançou nesta semana a campanha de Natal “Doe Aconchego” para arrecadação de fundos. As doações serão utilizadas para adquirir roupas de cama e banho para os 327 pacientes atendidos pela instituição.

Segundo Romel José de Oliveira, captador de recursos da Vila, a campanha segue até o dia 6 de janeiro de 2019, mas a instituição aceita doações durante todo o ano. “A ideia é promover aconchego aos pacientes nessa época do ano. Nosso gasto anual para confecção de lençóis, toalhas, coletes, babadores, macacões, camisolas, pijamas e bermudas é em torno de R$ 260 mil”, disse.

Romel explicou que todos esses itens são feitos de material hospitalar específico, e que por isso a campanha não recebe a doação do produto em si, mas de dinheiro, para que tudo seja confeccionado com as devidas exigências das normas de saúde hospitalar. “A cada R$ 20 doados para a campanha, o doador é presenteado com o Panettone, como uma forma de agradecimento”, explicou ele.

Doações

Quem se interessar em ajudar os pacientes da Vila pode fazer a doação na própria instituição ou em postos de doação. “A pessoa pode doar qualquer valor nos postos de doação. O principal deles é a instituição, onde o doador pode fazer uma visita aos internos”, disse Romel.

Outros pontos de doação são: Redes de Postos Z+Z, nos setores Bueno, Coimbra, Aeroporto e Sul em Goiânia; Transmirim Passagens, próximo à Praça da Bíblia; a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Jaraguá e a Loja Ágape, no Centro. Além dos pontos de troca em Goiânia e Trindade, foram montados também pontos de arrecadação no interior.

Os multiplicadores da campanha serão as cidades de Itaberaí, Caldas Novas, Piracanjuba, Palmeiras de Goiás, Silvânia, Itauçu e Anápolis. As doações podem ser feitas por transferência bancária, nas contas que estão no site da instituição.

Dificuldade

De acordo com Romel, as doações caíram cerca de 70% após o surto de H1N1 no começo do ano. “Foi um momento muito difícil, a instituição ficou fechada para visitas e mesmo após o surto ser controlado, as visitas diminuíram consideravelmente”, explicou.

Desde fevereiro, 14 pessoas morreram após internos apresentarem sintomas parecidos com gripe, mas apenas duas foram confirmadas por complicações do H1N1. As demais foram agravadas por outras doenças identificadas através de exames.

Instituição

A Vila São José Bento Cottolengo é um hospital filantrópico, fundado em 11 de fevereiro de 1951, que tem a missão de promover vida com qualidade para a pessoa com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, como expressão da ação evangelizadora da Igreja Católica.

Em período integral, a Vila presta assistência a 327 pacientes com deficiências múltiplas e realiza em média 2.400 atendimentos ambulatoriais e educacionais diariamente. Este trabalho é realizado em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e doações de pessoas.