Vietnã intercepta caminhão com milhares de gatos para consumo

Carne de gato é apreciada no país, apesar do consumo estar oficialmente proibido


//

Milhares de gatos vivos, importados ilegalmente da China para o mercado vietnamita, foram encontrados pela polícia deste país, dentro de caixas empilhadas em um caminhão. As informações são da agência AFP.

O caminhão, interceptado na terça-feira, tinha quase três toneladas de gatos. O motorista confessou que comprou os animais na província chinesa de Quang Ninh, perto da fronteira com o Vietnã. Segundo a polícia, aparentemente os gatos estavam destinados aos restaurantes de Hanói.

A carne de gato, conhecido localmente como o “pequeno tigre”, é apreciada no Vietnã, apesar do consumo estar oficialmente proibido.

A lei afirma que os produtos de contrabando devem ser destruídos. Dezenas de restaurantes servem carne gato em Hanói, onde é pouco frequente observar algum felino livre nas ruas, já que os proprietários temem roubos. A carne de cachorro também é muito apreciada.

A alfândega confisca regularmente grandes quantidades de animais mortos, incluindo tigres, que também são utilizados na medicina tradicional vietnamita.