Artur Dias
Do Mais Goiás

Vereadoras apresentam denúncia contra a construção de parque na região oeste da capital

Parlamentares acreditam que obra irá prejudicar nascentes. Prefeitura afirma que projeto visa a preservação do meio ambiente

Duas vereadoras de Goiânia protocolaram, nesta quinta-feira (2) uma denúncia contra a construção do Parque Sebastião Júlio Aguiar, no Setor Parque Oeste Industrial. As obras foram anunciadas pelos prefeito Íris Rezende no último domingo (28), durante Mutirão da Prefeitura na região. O documento foi apresentado na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA).

A denúncia foi feita pelas vereadoras Sabrina Garcez (sem partido) e Dra. Cristina Lopes (PSDB). As parlamentares alegam que a construção do parque no local em que foi anunciado irá prejudicar uma série de nascentes.

“Não sou contra a construção de um parque, até porque garante a preservação da área. Eu sou contra a construção do lago no meio do parque, ou seja, dentro das nascentes”, afirmou Sabrina.

A vereadora afirmou ainda que pareceres da própria Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) são desfavoráveis à construção. A justificativa, segundo ela, é o risco de assoreamento. O projeto da prefeitura prevê a implantação de caixa de retenção sólidas, entre outras medidas, para solucionar a questão. “A AMMA diz para não construir e a prefeitura fala que vai construir com medidas mitigatórias”, ressaltou a parlamentar.

Resposta

Procurada pelo Mais Goiás, A Amma não respondeu até o fechamento da matéria. A prefeitura de Goiânia afirmou que todo o projeto do Parque Sebastião Júlio Aguiar visa a preservação das nascentes. Durante o anúncio da obra, Íris Rezende afirmou que a unidade irá beneficiar toda a população da região oeste de Goiânia.

Projeto do Parque Sebastião Júlio Aguiar, no Setor Parque Oeste Industrial. Previsão é que as obras sejam concluídas em outubro. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

Ainda de acordo com o Paço Municipal, o parque terá 112,757 mil m² e irá abrigar uma grande veredas de buritis, que será cercada e preservada. Está prevista ainda a construção de um lago, bicicletário, playground, faixa de caminhada para pedestres estacionamento e faixa de ciclovia em seu entorno. Se construído, este será o 43º parque de Goiânia. A previsão é que a obra sejam entregue em outubro.

 

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal www.EMAISGOIAS.com.br pelo WhatsApp (62) 98272-3896 ou entre em contato pelo (62) 3259-6500