Dra. Cristina

Vereadora goiana apresenta projeto em SP voltado às vítimas de queimaduras

O PL da parlamentar que foi aprovado pela CCJ será reelaborado para o estado paulista


Larissa Lopes
Do Mais Goiás | Em: 29/08/2019 às 17:11:36

Cristina vai discutir mudança na lei que regula uso do dinheiro do FMDU  (Foto: Mais Goiás)
Cristina vai discutir mudança na lei que regula uso do dinheiro do FMDU (Foto: Mais Goiás)

No próximo sábado (31) a vereadora goiana Dra. Cristina (PSDB) participará do I Fórum de Prevenção em Queimaduras, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Na ocasião, ela irá expor o Projeto de Lei (PL) de sua autoria, que prevê assistência integral para pessoas com sequelas decorrentes de queimaduras.

Há cerca de 33 anos ela foi vítima de uma tentativa de feminicídio por parte do então companheiro. Motivado por ciúmes, ele jogou álcool e ateou fogo na mulher, que teve 85% do corpo queimado. O caso repercutiu nacionalmente e o agressor foi condenado a 13 anos e 10 meses de prisão.

Sobre o projeto, ela afirma que o intuito é promover a inserção social das vítimas, visto que não existem políticas públicas nesse segmento. “Queremos assegurar uma assistência integral especializada, que inclua não apenas o atendimento de urgência, mas também as cirurgias plásticas reparadoras, a reabilitação física e psicológica necessária para devolver a autoestima a estes pacientes”, completa.

Aprovado no último dia 21 de agosto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Municipal de Goiânia, o PL será reelaborado para o Estado de São de São Paulo. O texto aborda a reabilitação física dos pacientes por meio de tratamento cirúrgico integral, inclusive estético.