Fim de ano

Vem aí a 16ª edição do Natal na Praça

O primeiro projeto realizado no ano de 1999, denominado Natal na Praça, transformou a Praça Cívica em ponto turístico e de lazer para os goianos.





//

O Natal é uma data em que nos lembramos do nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a época do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial.

Esse período de festas natalinas é marcado por sentimentos de paz, amor, fraternidade e esperança. As pessoas têm uma tendência maior para voltar seus espíritos para as coisas boas, ou seja, mostram-se mais solidárias com o próximo e respeitam em maior dose os mandamentos divinos. Além da parte espiritual, o Natal também aquece o mercado de produtos e consumo.

No Brasil, a tradição é montar a árvore, encher as ruas de pisca-piscas, se vestir de Papai Noel na véspera, distribuir presentes e comer peru na ceia. Porém, a maneira como se comemora o Natal varia muito de acordo com os costumes, pois reflete toda a cultura e os hábitos de uma população.

Em Goiás, a Campanha Show de Natal na Praça Cívica vem encantando crianças, jovens, adultos e idosos de todos os credos desde o ano de 1999, quando foi implantado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Todos os anos, as atrações recebem diariamente a visita de milhares de pessoas, transformando o local em um palco de luzes, cores e beleza. Dezenas de músicos e atores já se apresentaram e continuarão se apresentando durante as programações.

BRINQUEDOS

O ponto alto de público ocorre nas entregas de brinquedos na capital, que nos últimos anos têm sido realizadas na Praça Cívica, mas já ocorreram também no Estádio Serra Dourada, Estádio Olímpico e Ginásio Goiânia Arena. Em 2013, por exemplo, cerca de 50 mil pessoas participaram da festa. Desde 1999, a campanha já distribuiu cerca de 15 milhões de brinquedos. Só em 2013 foram distribuídos 1 milhão de brinquedos.

O primeiro projeto realizado no ano de 1999, denominado Natal na Praça, transformou a Praça Cívica em ponto turístico e de lazer para os goianos. Já o segundo – Criança Brincando o Natal, em 2000, passou a promover a distribuição de brinquedos para as crianças carentes de todos os 246 municípios goianos.

CONCEITOS

Na busca por uma identidade única para todas as ações, ao longo dos anos os projetos ganharam diferentes conceitos. Em 2008, passaram a ter um mesmo nome: Criança Feliz Natal, que foi mantido por três anos. Em 2011, a campanha recebeu o nome de Natal OVG, e no ano seguinte, Show de Natal.

Em 2012, a campanha levou para a Praça Cívica uma inovação que acabou se transformando em uma das principais atrações naquele ano: uma projeção mapeada. Com a utilização de computação gráfica, a projeção funcionou como um de cinema gigante a céu aberto. Com várias repetições ao longo das noites, contava a história de um indiozinho que buscava a cidade para tentar compreender o espírito do Natal.

PRESÉPIO

Em 2013, uma das principais atrações na Praça Cívica foi o presépio do escultor italiano Francesco Artese ( foto ao lado). A obra havia sido exposta na Praça de São Pedro, no Vaticano, no Natal de 2012. Na ocasião, foi visitada por mais de 2 milhões de pessoas, entre elas o papa emérito Bento XVI. Sua vinda para a capital foi viabilizada através de convênio firmado entre a OVG, o Governo de Goiás, a Arquidiocese de Goiânia e a PUC Goiás. O presépio ocupava 150 m2 de área e contava com mais de 100 imagens em terracota.

A obra reproduz uma paisagem que lembra os lugares da Terra Santa, com dezenas de casas escavadas na rocha. Também chamada de Lucânia, a província que fez a doação do presépio ao Vaticano conta com um grande número de igrejas, mosteiros e santuários datados da Idade Média e se tornou Patrimônio da Humanidade pelo seu significado cultural e histórico.

Neste ano, a Campanha Show de Natal levará a Aldeia do Papai Noel para a Praça Cívica entre os dias 5 e 25 de dezembro. A estrutura funcionará das 18 às 23 horas. Entre as atrações, estão as Cantatas de Natal, a casinha do Papai Noel e a neve artificial. As datas das entregas de brinquedos nas cidades do interior ainda estão sendo definidas. Em Goiânia, a distribuição será na Praça Cívica, com grande festa no dia 21 de dezembro.

Tópicos