Altemar Santos
Do Mais Goiás

Veja fotos do Eclipse solar em Goiânia

Os próximos estão previstos para 14 de dezembro de 2020 e depois para o dia 14 de outubro de 2023. Todos poderão ser vistos em Goiânia.

Os goianos tiveram o previlégio de acompanhar o eclipse solar parcial que cobriu 38% do pôr do sol da capital goiana, no final da tarde desta terça-feira (2).

A visualização começou por volta das 16h50min, pelo horário de Brasília, e o ápice ocorreu às 17h33min. A sorte dos goianos é que o céu ficou sem nuvens exatamente no horário previsto para o fenômeno.

(Foto: Nina Pimenta)

Os últimos eclipses solares ocorreram em 2017, segundo o astrônomo Paulo Henrique Sobreira, professor no Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG) e também presidente Da Asociación de Planetarios de América del Sur (Apas). “Um se deu em fevereiro, mas que não pôde ser observado na capital goiana devido o dia nublado, e o outro no dia 21 de agosto do mesmo ano, que só foi visível em cerca de 1% em Goiás”, conta.

(Foto: Nina Pimenta)

Os próximos estão previstos para 14 de dezembro de 2020 e depois para o dia 14 de outubro de 2023. Todos poderão ser vistos em Goiânia. “O de 2023 será visível em 80% de sua totalidade na capital”, diz o astrônomo.

(Foto: Nina Pimenta)

(Foto: Nina Pimenta)

(Foto: Nina Pimenta)