Do Mais Goiás

Vaticano faz doação de respiradores à Santa Casa de Misericórdia, em Goiânia

De acordo com a assessoria, a Santa Casa foi o primeiro hospital do Brasil e o único de Goiás a receber a doação da Esmolaria Apostólica

O Vaticano doou três aparelhos de ventilação mecânica e um aparelho ultrassom portátil à Santa Casa de Misericórdia, em Goiânia, para auxiliar no tratamento a pacientes com covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A entrega foi feita na manhã desta terça-feira, 25, e contou com a presença de representantes do hospital e da Arquidiocese de Goiânia.

De acordo com a assessoria, a Santa Casa foi o primeiro hospital do Brasil e o único de Goiás a receber a doação da Esmolaria Apostólica, que tem prestado auxílio a vários lugares do mundo durante a pandemia.

O evento ocorreu às 9h de hoje e foi realizado no pátio da Santa Casa para evitar aglomerações. Na ocasião, médicos representantes do Vaticano, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), da Arquidiocese de Goiânia e da Superintendência Executiva da Santa Casa marcaram presença em agradecimento ao papa Francisco.

Antônio Guizzetti, representante do Vaticano, entregou e instalou todo o equipamento juntamente com a equipe da Santa Casa. Cada aparelho de ventilação mecânica recebido pela Santa Casa tem o valor estimado entre 100 a 120 mil reais. “Estamos bem felizes porque vamos poder ajudar mais pessoas do que já estamos ajudando”, comemorou a assessoria do hospital.

A Esmolaria Apostólica

A Esmolaria Apostólica é um departamento da Cúria Romana, cuja forma atual foi definida pelo artigo 193 da Constituição Apostólica Pastor Bonus como serviço que administra, em nome do Papa, a assistência aos pobres.

A ajuda não passa por associações ou por várias entidades e as contribuições que são enviadas a outros países, são solicitadas pelos Núncios espalhados por todo o mundo.