Convênios

“Vamos transformar o Detran-GO no melhor departamento de trânsito do País”, diz Marconi, ao assinar seis convênios

Convênio entre o Detran e a Secretaria de Saúda prevê repasse mensal ao Hugol de recursos oriundos da arrecadação com multas de trânsito




O governador Marconi Perillo assinou, no início da tarde de desta segunda-feira, 9, seis convênios que preveem ações relacionadas ao trânsito em Goiás. As assinaturas ocorreram logo após o governador despachar com o presidente do órgão, Manoel Xavier, diretores, gerentes e demais colaboradores, na 12ª das visitas técnicas que tem feito nas últimas semanas a secretarias e demais órgãos do Governo de Goiás.

“Saio daqui mais uma vez convicto de que o Detran vai se modernizando cada vez mais; com a certeza de que vamos cumprir nossa meta de tornar nosso Detran o melhor departamento de trânsito do Brasil”, afirmou Marconi, em discurso, ao lançar em Goiás a campanha mundial Maio Amarelo, movimento mundial de atenção pela vida. A campanha envolve 26 países, e busca a adesão de entidades, empresas e cidadão para a tomada de ações por um trânsito mais seguro.

Nesse projeto para o Detran, disse às dezenas de servidores presentes que eles são indispensáveis. Como forma de incentivo, o governador anunciou também a assinatura de uma ordem que prevê o Vale Refeição aos servidores.

Educação

Marconi também ressaltou a importância da informação, da comunicação e, sobretudo, da Educação, para transformar a sociedade, de modo que todos se sintam responsáveis pelo trânsito, que mata em todo o mundo 1,5 milhão de pessoas. “A cada ano, perdemos uma Goiânia no trânsito”, lamentou.

“Se ficarmos de braços cruzados, em 2020, serão mais de 1,8 milhão de mortos”, alertou. “O Brasil se mobiliza hoje contra a dengue, a chicungunya e o zika vírus, mas precisa também se mobilizar contra essa epidemia que existe no trânsito”, conclamou Marconi.

Outro ato assinado por ele prevê levar a 78 municípios o Goiás Sinalizado, trabalho de sinalização horizontal e vertical realizado pelo Detran. Disse que essa licitação teve um valor abaixo do previsto. Dessa forma, autorizou a realização de mais uma, para atender a pelo menos outros 50 municípios ainda este ano.

Escolas

Outro convênio foi assinado com a Associação Atletas de Jesus e o Hemocentro, para a realização da 4ª corrida do sangue, cujo objetivo é aumentar a doação de sangue; com a TV Record, para a realização do 10º passeio ciclista Bora de Bike e, por fim, entre Detran e a Secretaria de Saúde, para o repasse mensal ao Hugol de parte dos recursos oriundos das multas de trânsito. “O Hugol hoje é a maior unidade de urgência e emergência para traumas do Centro-Oeste, por isso, nada mais justo que destinar esses recursos para o hospital”, justificou.

O governador assinou ainda convênio com a Secretaria de Educação, para levar campanhas educativas da Semana de Trânsito às escolas estaduais. “Não há melhor lugar que a escola para fazer campanhas educativas de trânsito, para mudar a realidade do trânsito”, ressaltou. Para ele, essa é uma responsabilidade do Estado: “Goiás tem sido exemplo em diversos setores, mas tem a obrigação política e moral de ser exemplo também no trânsito seguro”.

Nada, porém, terá efeito produtivo sem a participação da sociedade, alertou Marconi. “Sem engajamento não há mudança. Precisamos recordar que as cidades, ruas, rodovias, são criadas para a vida, para dar conforto, e não para tirar a vida de nossos cidadãos”, ensinou, ao reafirmar que o Governo de Goiás apoia toda e qualquer ação que torne o trânsito cada vez mais humanizado.

Aproveitou a presença de dezenas de prefeitos no evento para destacar o apoio decisivo deles na redução dos criadouros de dengue nos municípios. Hoje, pouco menos de 0,39% dos domicílios goianos têm focos do Aedes aegipty. “Sem o engajamento dos prefeitos, isso não teria sido possível”, agradeceu Marconi.