SERVIÇO PÚBLICO

Vacinação contra raiva em cães e gatos chega ao oeste e sudoeste de Goiânia 

Campanha está na terceira e última fase e já imunizou pouco mais de 29 mil animais


Alexandre Bittencourt
Do Mais Goiás | Em: 16/10/2020 às 18:48:38

Registro da campanha antirrábica que acontece em Goiânia (Foto: Secretaria Municipal de Saúde)
Registro da campanha antirrábica que acontece em Goiânia (Foto: Secretaria Municipal de Saúde)

A Diretoria de Vigilância em Zoonoses da Secretaria de Saúde de Goiânia deu início, na última terça-feira, à terceira e última etapa da campanha de vacinação contra raiva canina e felina em Goiânia. Na terceira fase da campanha, a secretaria vai concentrar esforços nas regiões oeste e sudoeste da cidade. Na primeira etapa, a vacinação cobriu as regiões sul e central. Na segunda, o norte, o leste e o noroeste da Capital. 

Nas regiões oeste e sudoeste, alvos desta fase da campanha, há postos de vacina em funcionamento entre os dias 13 e 24 de outubro. Clique aqui para ver quais são os postos na região oeste e aqui para ver quais são os da região sudoeste. De acordo com a prefeitura, até o momento foram imunizados 26,1 mil cães e 2,9 mil gatos, o que totaliza 29.013 animais. A secretaria não trabalha com metas neste ano em função das circunstâncias atípicas impostas pela pandemia. 

Campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos em Goiânia (Foto: Secretaria de Saúde)

A campanha começou no dia 14 de setembro e se estende até o dia 11 de dezembro. Além dos postos itinerantes, há dois postos fixos de vacinação: um na sede da Diretoria de Vigilância em Zoonoses e outro no hospital veterinário da escola de veterinária da UFG. Ficam abertos das 9 às 16 horas. Estes locais estão preparados para vacinar os cães e gatos em conformidade com todos os protocolos de segurança. 

Para as pessoas que possuem mais dez animais, a prefeitura disponibilizará a opção de imunização domiciliar. Para solicitar o serviço, é preciso ligar na diretoria de zoonoses. Os números são: 35243124; 35243125; 35243131; e 35243130. 

A vacinação é gratuita. Podem ser vacinados animais com três meses de idade ou mais. Os responsáveis pelos animais deverão utilizar máscara enquanto permanecerem nos postos de vacinação. A raiva é doença letal para animais e seres humanos.