Vacinação contra raiva animal em Goiânia: meta é vacinar 180 mil cães e gatos

Meta da prefeitura é que a vacinação antirrábica chegue em cerca de 180 mil caninos e felinos

Vacinação contra raiva animal em Goiânia: meta é vacinar 180 mil cães e gatos (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)
Vacinação contra raiva animal em Goiânia: meta é vacinar 180 mil cães e gatos (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

A campanha de vacinação contra raiva animal em Goiânia, para cães e gatos, teve início neste sábado (14), com um esquema semanal de aplicação de vacinas. Serão sete distritos sanitários da capital atendidos, um por semana, de hoje até o dia 25 de setembro. A meta da prefeitura para este ano é vacinar cerca de 180 mil caninos e felinos.

O atendimento sempre acontece das 8h às 17h. Neste sábado, conforme a Prefeitura de Goiânia, são vacinados cães e gatos no Distrito Sul, que engloba os seguintes bairros: Jardim América, setor Bueno, setor Oeste, setor Sul, Parque Amazônia, setor Pedro Ludovico, Vila Redenção, setor Alto da Glória, Jardim Santo Antônio, Jardim Goiás e setor Bela Vista. Confira o calendário de vacinação dos outros distritos:

14 de agosto – Distrito Sanitário Sul
21 de agosto – Distrito Sanitário Leste
28 de agosto – Distrito Sanitário Central
04 de setembro – Distrito Sanitário Norte
11 de setembro – Distrito Sanitário Noroeste
18 de setembro – Distrito Sanitário Oeste
25 de setembro – Distrito Sanitário Sudoeste

A relação completa dos bairros de cada distrito e das datas pode ser conferida no site da Prefeitura de Goiânia, no link https://www.saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/campanha-de-vacinacao-antirrabica-2020/.

Vacinação contra raiva animal é ferramenta de saúde pública

De acordo com a Saúde do município, a vacinação dos animais domésticos é uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas. Porém, vale destacar que neste ano não haverá um ‘dia D’, por causa da pandemia.

Para Janaína Gomes, que levou seu animalzinho para vacinar hoje, a proteção antirrábica para os pets é um dever sanitário de todo cidadão. “Animais precisam de cuidados assim como nós. A raiva é uma doença que também passa pra humanos. Então, é uma prevenção sanitária, é o dever de todo cidadão”, pontuou.

A campanha é direcionada a cães e gatos a partir de três meses de idade e é ideal para proteger contra a raiva animal e, consequentemente, da raiva humana.