Cidades

Vacinação contra gripe continua durante feriado da Semana Santa, em Goiânia

Dois postos estarão disponíveis para a população durante os dias em questão. Vacina protege o cidadão contra os vírus das influenzas H1N1, H3N2 e B


Jessica Santos
Do Mais Goiás | Em: 18/04/2019 às 12:05:23

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com apenas 32.888 doses aplicadas na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, entre os dias 10 e 17 de abril, em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou um cronograma especial de vacinação (confira no final da matéria) contra as influenzas B, H1N1 e H3N para o feriado de Semana Santa. Nesta quinta (18) e sexta-feira (19) dois postos estarão disponíveis entre as 8h e as 18h: Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico; e Cais de Campinas, no Setor dos Funcionários.

Autoridades demonstram preocupação com a baixa procura pela imunização. Enquanto apenas cerca de 30 mil doses foram aplicadas, a SMS pretende atingir uma parcela bem mais significativa com a campanha: 404.610 pessoas, que representam 90% dos grupos prioritários para a ação. Segundo o calendário proposto pelo Ministério da Saúde (MS), os primeiros grupos do público-alvo são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos,  gestantes e puérperas. Até a tarde de quarta-feira (17), apenas 16,53% das crianças, 22,88% puérperas e 25,23% das gestantes receberam as doses.

Conforme explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, os números dos casos por influenza em 2019 estão baixos porque a cobertura vacinal de 2018 foi satisfatória. ”A população precisa melhorar a procura pela vacina. Se não conseguirmos alcançar a cobertura desta campanha, iremos vivenciar a mesma epidemia de 2018, com casos e mortes por influenza”, disse.

Parte da população que corresponde a outros grupos prioritários procuraram pela vacina fora da data prevista pelo calendário e receberam as doses. ”Nós consideramos a disposição dessas pessoas de irem aos postos de vacinação, por isso, aplicamos a vacina para que elas não precisem ir novamente”, explica a superintendente. Cerca de 4,53% da população dos idosos, 3,85% dos trabalhadores da saúde, 1,31% dos professores e 2,59% dos portadores de doenças crônicas foram imunizados. Na próxima semana, do dia 22 a 26 de abril, a campanha será voltada para os trabalhadores da saúde.

(Foto: Reprodução / SMS)

Serviço – calendário de vacinação durante o feriado 

Centro Municipal de Vacinação
Horário: 8h às 18h
Endereço: Avenida 5a radial, quadra 216 A lote 04, setor Pedro Ludovico

Cais Campinas
Horário: 8h às 18h
Endereço: Rua P-30 esquerda c/ P-26, setor dos Funcionários