Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás

Vacinação contra covid-19 em Goiás começa em fevereiro, diz Caiado

Governador reforça que o Estado seguirá o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e sublinha que Goiás não terá vacinação autônoma

Sindicato pede a Caiado que jornalistas também sejam prioridade na vacinação
Governador Ronaldo Caiado (Foto: Jucimar de Sousa)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse na manhã desta terça-feira (22) que a vacinação contra covid-19 terá início entre os dias 10 e 20 de fevereiro. O democrata solicitou que a população redobre os cuidados durante a ceia de Natal e que cancele o Réveillon. A declaração foi feita em entrevista à TV Anhanguera.

“Estamos tão perto da vacina. Vamos superar isso. Já superamos todo o ano sem perspectiva de data. Temos data marcada, que é a partir do dia 10 a 20 de fevereiro para iniciar nossa campanha nacional”, afirmou em entrevista à TV Anhanguera.

Caiado reforçou que as famílias que possuam pessoas idosas evitem se reunir.”Neste Natal que as pessoas entendam que estar dentro de casa em uma ceia, estão sem máscara, e muitas vezes trazem para junto de si seus entes mais queridos e idosos. Não façam isso. Essas pessoas compõem a maior faixa de risco no momento”, afirmou.

Plano Nacional

Goiás seguirá o Plano Nacional de Imunização e não terá vacinação autônoma. Por isso, depende da distribuição das doses pelo governo federal. Na última semana o Palácio do Planalto apresentou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a covid-19 com previsão de quatro grupos prioritários, que somam 50 milhões de pessoas. Sem dar datas, está previsto intervalo de 14 dias entre a primeira e a segunda injeção.

A prioridade será para trabalhadores da saúde, idoso, pessoas com doenças crônicas, professores, forças da segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. O governo federal diz já ter garantido 300 milhões de doses através de acordos. No entanto, nenhuma vacina foi registrada e licenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).