Do Mais Goiás

Vacinação antirrábica gratuita em cães e gatos começa neste sábado (11), em Aparecida

A imunização também pode ser agendada em domicílio para quem possuir mais de cinco cães ou gatos em casa

Vacinação antirrábica gratuita em cães e gatos começa neste sábado (11) (Foto Enio Medeiros - SecomAparecida)
Vacinação antirrábica gratuita em cães e gatos começa neste sábado (11) (Foto Enio Medeiros - SecomAparecida)

A Campanha de vacinação antirrábica gratuita será oferecida no Centro de Zoonoses (CZ) neste sábado (11) e  deve se estender até o dia 27 de novembro. O serviço está disponível para imunização dos animais in loco, mas também pode ser agendada vacinação em domicílio para quem possuir mais de cinco cães ou gatos em casa.

Este ano, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a imunização será descentralizada para facilitar o acesso à vacinação dos animais. Mais postos de vacinação serão divulgados na próxima semana pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com outros endereços espalhados no município.

Onde proteger seu animal com vacinação antirrábica

A abertura da Campanha será neste sábado (11) no principal posto da Campanha de Vacinação Antirrábica 2021, o Centro de Zoonoses (CZ). O serviço ficará disponível de segunda a sexta-feira, entre as 8h e 11h30 e das 13h às 17h30. Aos sábados, a imunização estará disponível das 8h às 16h. A unidade está localizada na Rua Reno esquina com Rua Rodeio, qd. 54, no Setor Pontal Sul 2.

Para quem tem mais de cinco animais em casa, o Centro de Zoonoses oferece o serviço de vacinação antirrábica em domicílio, por meio de agendamento prévio. A solicitação deve ser feita pelos telefones 3545-5921 ou 3545-5922, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

Proteção indispensável

O Secretário de Saúde Alessandro Magalhães explica que a raiva é uma doença infecciosa aguda grave e transmissível do animal para o homem através de mordidas, arranhões ou lambidas de bichos contaminados.

“Levar seu cachorro ou gato para vacinar é uma demonstração de responsabilidade social e de afeto e respeito pelos animais. Se contaminados, esses bichos podem apresentar sinais como agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência, podendo falecer em até uma semana após a apresentação dos sintomas,” declara Alessandro.

A meta da superintendência de Vigilância em Saúde da SMS para este ano é a vacinação de aproximadamente 72 mil animais na cidade com mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando.

O chefe do Centro de Zoonoses, o médico veterinário Thulio Durães, afirma que a vacina não é indicada apenas para animais doentes, subnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse. “Se necessário, avaliamos quando há risco na imunização e conversamos com os proprietários para orientá-los”, diz.