BICHARADA

Vacinação antirrábica chega a mais bairros de Goiânia neste sábado

Escolas no Parque Amazônia e na Vila Izaura atenderão neste sábado, além de mais três locais nas regiões Sul e Central


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 19/09/2020 às 11:32:47

Teve início, nesta segunda-feira (14), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos em Goiânia. (Foto: Reprodução)
Teve início, nesta segunda-feira (14), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos em Goiânia. (Foto: Reprodução)

Neste sábado (19) a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dará continuidade ao cronograma de vacinação contra a raiva animal na capital. A continuidade das aplicações das doses em cães e gatos acontece das 9h às 16h.

A vacinação será realizada na Escola Municipal Jesuina de Abreu, no Parque Amazônia, e na Escola Municipal Dona Belinha, na Vila Izaura. Ambas atenderão somente na modalidade pedestre. Além desses dois locais, a vacinação também está acontecendo em mais três locais das regiões Sul e Central.

A vacina antirrábica é gratuita e pode ser aplicada em cães e gatos a partir de três meses de idade. Os responsáveis pelos animais deverão utilizar máscara durante a permanência nos postos de vacinação. Os locais serão preparados para realizar a imunização dos animais de forma segura, atendendo aos protocolos de segurança.

Locais de vacinação nas regiões Sul e Central (até o dia 26 de setembro, exceto aos domingos)

  • Parque de Exposições – Nova Vila (drive-thru e pedestre);
  • CEMEI João Paulo I – Jd. América (pedestre);
  • Jardim Botânico – Pedro Ludovico (drive-thru e pedestre).
  • Esc. Mun. Jesuina de Abreu – Pq Amazônia (pedestre);
  • Esc. Mun. Dona Belinha – Vila Izaura (pedestre).

Durante toda a campanha haverá um posto fixo de vacinação na diretoria de Vigilância em Zoonoses, Rodovia GO-020, no Setor Vale das Pombas, na capital.

Casos de raiva

Segundo expõe a SMS, o último caso de raiva humana em Goiânia foi registrado em 1999 e o último de raiva canina foi registrado no ano de 2000. Por não ter sido registrado nenhum caso após essas datas, as campanhas de vacinação antirrábica deixaram de ser realizadas nos anos de 2011, 2015 e 2019. A última vacinação ocorreu em 2018, quando foram vacinados um total de 163.746 cães e gatos.