“Umbrella”, de Rihanna, completa 10 anos

Hit foi um divisor de águas na carreira da popstar de Barbados. Com ele, RiRi ganhou o topo das paradas em 20 países

Em 2007, Rihanna preparou um retorno triunfal aos charts de música. Para o primeiro single de seu terceiro álbum de estúdio, a cantora escolheu “Umbrella”, uma parceria com o rapper Jay-Z que acabou sendo um divisor de águas em sua carreira. O hit alcançou o topo das paradas em 20 países e fez com que os olhos do mundo se voltassem para a popstar de Barbados.

A faixa fez chover de críticas positivas. AllMusic, The Guardian, Pitchfork Media e Rolling Stone foram unânimes em colocá-la como uma das melhores daquele ano e um retorno notável da cantora depois de seu último trabalho, o álbum “A Girl Like Me”. Este disco ainda trazia Rihanna como uma menina ingênua de uma ilha do Caribe.

Reviravolta de imagem

Mostrar-se como uma cantora mais “ousada” foi o foco de Rihanna com “Umbrella”. O novo álbum, chamado “Good Girl Gone Bad” (em tradução livre, “a boazinha ficou má”) trouxe essa temática em quase todas as faixas.

Apesar de faixa falar sobre uma amizade que permanece forte em todos os obstáculos, como linha de frente do álbum, seu videoclipe mostrou a postar fazendo a transição de “boa” para “má”. Em primeiro momento Rihanna aprece com um vestido branco e “romântico”. Logo depois, ela aparece em figurinos mais curtos e ousados. Dali para frente, os vídeos do “Good Girl Gone Bad” fizeram o mesmo.

Relembre:

Com a ajuda de “Umbrella”, o terceiro álbum de estúdio de Rihanna vendeu mais de 968 mil cópias em todo o mundo. A faixa também lhe rendeu seu primeiro Grammy, Melhor Colaboração de Rap/R&B. O empurrãozinho também colocou a cantora na linha de frente das popstars da época.

Um fato interessante sobre “Umbrella” é que, na verdade, a música foi feita para Britney Spears, durante a época caótica da princesa do pop. O material foi rejeitado, pois a produção do álbum já estava completa. Sorte da Rihanna, que usou a canção como um dos maiores trampolins de sua carreira.