COVID-19

UFG faz parcerias para produzir 200 mil máscaras para os profissionais de saúde

Iniciativa é um projeto de extensão multidisciplinar e conta com o apoio de órgãos públicos e empresas


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 01/04/2020 às 19:12:42

Comitê foi criado para compra de máscaras e outros equipamentos. (Foto: Divulgação / UFG)
Comitê foi criado para compra de máscaras e outros equipamentos. (Foto: Divulgação / UFG)

A Universidade Federal e Goiás (UFG), através de parcerias com órgãos públicos e empresas privadas, irá produzir mais de 200 mil máscaras cirúrgicas e 6 mil aventais. O objetivo é distribuir os materiais para os profissionais de saúde que trabalham no combate à pandemia do coronavírus.

A iniciativa é um projeto de extensão multidisciplinar e teve início na semana passada. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) doou 17.300 metros de tecidos, além de disponibilizar costureiras e apoiadores para se juntarem à equipe da UFG.

O material começou a ser confeccionado na segunda-feira (30), e envolveu diversas áreas de conhecimento da UFG. A linha de montagem foi feita na Faculdade de Artes Visuais (FAV). Já a Faculdade de Enfermagem (FEN) estabeleceu os protocolos em atendimentos às normas técnicas. A área de design e engenharia de produção criaram um arranjo de produção para que os materiais sejam confeccionados.

A vice-diretora da FEN, Luana Ribeiro, afirmou que o projeto está crescendo e que o objetivo é aumentar ainda mais a produção de máscaras e aventais. “Nossa intenção é firmar cada vez mais parcerias com instituições e a sociedade civil organizada para que o projeto cresça e Goiás vença essa pandemia”.

Luana ressaltou também que a iniciativa mostra a importância das Instituições Federais de Ensino Superior para a sociedade. “É preciso que a população tenha clareza que a ciência muda a história da humanidade. E sem dúvida é isso que estamos fazendo juntos neste momento com essa ação” concluiu.

Com informações de UFG.