Passando mal

Turista engasgado com pedaço de carne é salvo por policiais em Caldas Novas

O ônibus excursão parou na barreira policial, onde o homem recebeu primeiros socorros e foi encaminhado para a UPA

Cidades

Rafael Oliveira
Do Mais Goiás | Em: 30/09/2019 às 09:03:33

Homem engasgado com pedaço de carne é salvo por policiais de Caldas Novas (Foto: PM-GO)
Homem engasgado com pedaço de carne é salvo por policiais de Caldas Novas (Foto: PM-GO)

O turista Sílvio Lopes do Lago, de 52 anos, lanchava um pão com pedaços de carne dentro do ônibus que o levaria de volta a Brasília, na tarde de domingo (29), após dias de descanso em Caldas Novas (GO). Porém, poucos minutos antes de o veículo sair do Centro da cidade, o homem se engasgou com o recheio e passou mal com a respiração obstruída. O motorista do ônibus e a esposa de Sílvio pediram socorro a policiais militares na barreira da Polícia Rodoviária Estadual situada na saída da cidade, onde sargento Marques e mais três colegas prestaram os primeiros socorros e retiraram os alimentos que impediam a respiração adequada do viajante.

“A situação exigia uma pronta ação de emergência, pois no estado em que se encontrava a vítima, possivelmente não daria tempo de esperar socorro, um vez que o posto fixo de fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual, onde ocorreu tudo, se encontra afastado da região Urbana”, relata Marques. Após a aplicação de vários procedimentos e tentativas, policiais conseguiram realizar a desobstrução parcial da garganta do passageiro e finalmente encaminhar Sílvio Lopes à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caldas Novas para atendimento médico completo e a realização de exames.

Na Upa, os médicos perceberam a possibilidade do homem voltar a se engasgar e concluíram a limpeza da garganta, onde ainda estavam presos pedaços de carne. O médico de plantão na unidade relatou aos presentes que a ação dos policiais militares foi essencial para evitar o óbito da vítima. Também participaram da ocorrência os sargentos Alison Maia, Marques, Alexandre e o Cabo Firmino.