Do Mais Goiás

Tucano ferido é tratado e devolvido ao meio ambiente

Quando resgatado, animal estava com uma perfuração na asa, provocada por um tiro de chumbinho

Um tucano adulto, resgatado com ferimentos na asa na BR-153 no início deste mês em Morrinhos, foi tratado e devolvido ao meio ambiente na tarde de sábado (11) em um Parque Ecológico local. A ave foi encontrada com um caminhoneiro há cerca de dez dias, quando o motorista parou na Unidade Operacional da PRF local.

O homem informou aos agentes que o tucano entrou na cabine de seu veículo, bateu no vidro da porta direita e repousou na poltrona com sangramento na asa. Ao chegar na PRF ele foi resgatado e avaliado por médico veterinário. Segundo o especialista, a ave estava com uma perfuração na asa, provocada por um tiro de chumbinho.

Diante da impossibilidade da ave ser removida para o Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) Cetas do Ibama em Goiânia e de seu estado físico debilitado, ele foi tratado pelo veterinário, com o acompanhamento da PRF, em um parque ecológico local. Após o tratamento e avaliação do especialista, o tucano recuperou as condições físicas ideais e foi devolvido ao meio ambiente.