Ironman 70.3

Triatleta goiano está no Chile e enfrenta canadense campeão

Atleta é conhecido em Goiânia como preparador físico e se destaca em competições internacionais


Jairo Menezes

Do Mais Goiás | Em: 12/01/2018 às 18:02:23


(Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)

Santiago Ascenço é o goiano, que está em Pucón, no Chile, para participar, no próximo domingo (14), do desafio Ironman 70.3. A competição acontece no sul do país, em volta do vulcão Villarrica, numa paisagem de perder o fôlego. Além de ter de enfrentar barreiras pela frente, como um longo caminho de corrida, pedalada em trilha acidentada e natação em um lago gelado, terá de passar por fortes concorrentes.

De início, pela disputa do pódio, o goiano vai ter que atropelar a força e agilidade do canadense Lionel Sanders, atual campeão de Pucón e vice-campeão do Ironman do Havaí. Além dele, Santiago enfrenta os nativos, acostumados com o clima local e o mexicano Maurício Mendez, campeão mundial de Xterra.

Nas redes sociais, direto do Chile, ele comenta a organização do evento. “A cada ano, me impressiono com a atenção dada aos atletas. É isso que faz com que o triatlo seja tão grande aqui no Chile”, escreve.

(Foto: Divulgação)

DOMINGO
A corrida começa com um percurso de natação de ida e volta de 1.9 km nas águas tranquilas e geladas do Lago Villarrica. Eles terão o vulcão Villarrica como cenário de fundo. Logo depois os atletas pedalam por 90 km que desafia os ventos, por asfalto, e trilha de cascalho acidentado. A última parte é um caminho de 21 km que os atletas devem correr enquanto os fãs e espectadores os recebem quando chegam à cidade.

Localizado no sul do Chile, Pucón oferece uma paisagem única para esqui, equitação, rafting e canoagem durante todo o ano. É um local propício para esportes ao ar livre. Sem contar nas águas termais do Rio Palguin.

Essa reportagem foi sugerida pelo leitor Leandro Andrade.