Copa do Mundo

Treinador diz que seleção inglesa está motivada para disputa do 3º lugar

Gareth Southgate admite que o time da Inglaterra tem vivido dias difíceis e que será preciso verificar a condição física dos jogadores para decidir quem vai jogar contra a Bélgica


FolhaPress
FolhaPress
Do FolhaPress | Em: 13/07/2018 às 11:31:58

Gareth Southgate valoriza disputa de 3º lugar | Foto: Reprodução Instagram
Gareth Southgate valoriza disputa de 3º lugar | Foto: Reprodução Instagram

Apesar da derrota da Inglaterra para a Croácia na semifinal da Copa do Mundo de Futebol, o técnico inglês Gareth Southgate garantiu motivação de sua equipe para a disputa do terceiro lugar com a Bélgica, às 11 horas (de Brasília) deste sábado (14). “Mentalmente foram dias difíceis. Ficamos a 20 minutos da final e depois estávamos fora. A razão de estar aqui seria ir à final. Voltar para São Petersburgo no dia seguinte foi difícil emocionalmente, e os jogadores foram incríveis e desejam terminar o torneio bem. Trouxemos muito orgulho para o país e queremos terminar bem. Queremos manter nosso padrão até o final.”

Diferentemente do que pensa o ex-atacante Alan Shearer, maior artilheiro do Campeonato Inglês com 260 gols, que, na quinta-feira (12), disse que a disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo é uma “estupidez”, o técnico da Inglaterra afirmou que não haverá falta de motivação da sua seleção. “Sobre o time precisamos decidir quem pode jogar. Condição física é importante. Todos querem jogar e às vezes não é bom jogar sem estar 100%. Vamos fazer menos mudanças possíveis. Estamos muito motivados, com chance de ganhar uma medalha. Há muita motivação”, afirmou o treinador inglês.

O desempenho dos ingleses na Rússia foi além do esperado pelos torcedores e pela mídia inglesa. Segundo o treinador, a exigência sobre a seleção será maior daqui para frente. “Vimos a ascensão de um time com sucesso na base. Sempre chegamos às semifinais e finais, e quando se chega a estas fases temos chances de ganhar. No próximo ranking estaremos no top-10 e este é o lugar que devemos estar”, disse.

“Estamos aqui para tentar melhorar cada vez que jogamos. Havia pressão de classificar, passar das oitavas, se classificar nos pênaltis. Se quer jogar pela Inglaterra, tem que lidar com a pressão. Nós aumentamos o que esperam de nós. Há energia e conexão de novo e isto é importante.”

A partida deste sábado será a chance da Inglaterra vencer a Bélgica após a derrota na fase de grupos do Mundial. Na ocasião, as equipes já estavam classificadas e usaram times reservas.
“Eles fizeram algo incrível ao bater o Brasil e perderam para França nas semifinais, uma campanha incrível. Será um bom teste para nós. Precisamos aproveitar cada oportunidade”, afirmou. Southgate ainda respondeu perguntas sobre quem pode levar a Bola de Ouro na Copa e elogiou um dos seus comandados. “Eu acho que a performance individual, estamos muito orgulhosos do Harry [Kane] ser o artilheiro e não me importo com performances individuais”.