Após seis anos, trecho II do BRT Norte-Sul deve ser inaugurado no aniversário de Goiânia

Obras do BRT Norte-Sul já duram cerca de seis anos

Após seis anos de construção, o trecho II do BRT Norte-Sul deve ser inaugurado no aniversário de Goiânia, no dia 24 de outubro. (Foto: divulgação)
Após seis anos de construção, o trecho II do BRT Norte-Sul deve ser inaugurado no aniversário de Goiânia, no dia 24 de outubro. (Foto: divulgação)

O trecho II do BRT-Norte-Sul, em Goiânia, deve ficar pronto e ser inaugurado no aniversário da capital, no dia 24 de outubro. O local, que compreende a região do Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico, está com 86% das obras concluídas. A construção do corredor foi iniciada em junho de 2015, há seis anos.

Além deste trecho, a Prefeitura também espera entregar a Praça Cívica e as estações da Av. Goiás até o Natal deste ano. Atualmente, as equipes estão concentradas na finalização do Terminal Isidória; pavimentação da Praça Cívica, Viaduto e Terminal Perimetral, além da conclusão das 31 estações.

Cerca de 21 estações estão em fase de acabamento, faltando apenas as do Centro e da Praça Cívica, que necessitam de liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em seguida, serão feitas a iluminação e o paisagismo dos locais.

As calçadas estão cerca de 70% feitas, com trabalhos concentrados nas instalações de piso podotátil, conforme determina norma de acessibilidade. Vale lembrar que o BRT Norte-Sul terá cerca de 44 km de piso tátil para deficientes visuais.

(Foto: divulgação/Prefeitura)

Obras do trecho II do BRT Norte-Sul que foram concluídas

Até agora, foram concluídas a trincheira da Rua 90 com Av. 136; a pavimentação da Primeira Radial, Rua 90, Praça do Cruzeiro, Rua 84, Avenida Goiás, Praça do Trabalhador, Avenida Goiás Norte, Avenida Horácio Costa e Silva, Avenida Genésio de Lima Brito, Avenida Lúcio Rebello, e Avenida Oriente. Nestes locais, foram feitos a fresagem, a rede de drenagem, pavimentação e o pavimento rígido e flexível do BRT Norte-Sul.

Conforme a Prefeitura, também foi feito o Terminal Recanto do Bosque, que tem 13 mil metros quadrados e está em uso parcial com linhas de ônibus convencionais, além de área de manobras, plataforma dos ônibus e pátio de estacionamento de ônibus, bem como o Terminal Rodoviário. O espaço conta com uma área de cobertura de 5 mil m², com 2.300 m2 de área de plataforma, para ônibus comum e também para os ônibus do BRT.

(Foto: divulgação/Prefeitura)

Trecho 1

O Trecho 1 do BRT Norte-Sul, que liga o Terminal Isidória (Goiânia) ao Terminal Cruzeiro (Aparecida de Goiânia) em um trecho de 5,1 km, será composto por uma trincheira no cruzamento das avenidas Rio Verde e Tapajós, dois terminais (Cruzeiro e Correios) e mais cinco estações de embarque e desembarque.

A expectativa da Seinfra é entregar o Trecho I em 2022.