Do Mais Goiás

TRE cancela mais de 49 mil títulos de eleitor em Aparecida de Goiânia

Em todo o Estado, o TRE suspendeu 792 mil títulos por motivos diversos, desde ausência de revisão até falecimento

TSE anuncia que 364 mil eleitores justificaram ausência via e-Título
E-Título (Foto: Agência Brasil)

A Justiça Eleitoral cancelou 49.637 e suspendeu 1.784 títulos de eleitor somente em Aparecida de Goiânia neste ano. Somados os números representam 16.4% do eleitorado total do município da Região Metropolitana. Ao todo 312.752 estão aptos a voto. Os motivos para cancelamento e suspensões vão desde ausência de revisão até falecimento.

Em relação ao Estado todo, o número equivale a 6.19% do total. Em Goiás a Justiça Eleitoral cancelou 792.471 e suspendeu 37.763 títulos eleitorais. Os dados são de maio de 2021.

De acordo com os dados da Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás os principais motivos para as inscrições canceladas são ausência a revisão do eleitorado (42,13%); falecidos (35,57%).  Não ter votado, pago multa ou justificado ausência em três eleições consecutivas é responsável por 21,81% dos cancelamentos. Classificados como “outros motivos” é 0,49%.

Já os principais motivos para a suspensão dos direitos políticos são: Condenação criminal ou pela Lei das Inelegibilidades dividem, praticamente, meio a meio 87,86% dos dados de inscrições suspensas. Outros 10,62% estão com direitos políticos suspensos por incapacidade civil absoluta. Já a classificação “outros motivos” somam 2,14%. Os dados são válidos são para todo o Estado.

A ausência de regularização da situação eleitoral acarretará o cancelamento automático da inscrição. Com o título cancelado, o eleitor não poderá votar, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial. Além disos, não pode obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Como regularizar a inscrição eleitoral

O eleitor deve primeiramente pagar uma multa pelo não comparecimento. O boleto pode ser emitido online. Após o pagamento, é necessário requerer a revisão dos dados eleitorais por meio do Atendimento Remoto. Dúvidas podem ser sanadas pelo Tele-Eleitoral no telefone 148.