Infraestrutura

Tráfego é liberado na Praça do Cruzeiro após conclusão de obras do BRT

Na próxima etapa, trabalhos se concentram da Avenida 84 a Praça Cívica

vini testeCidades

Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 27/03/2020 às 19:11:04

Tráfego é liberado na Praça do Cruzeiro após conclusão de obras do BRT (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)
Tráfego é liberado na Praça do Cruzeiro após conclusão de obras do BRT (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

O tráfego na região da Praça do Cruzeiro, em Goiânia, foi liberado na tarde desta sexta-feira (27). Após a conclusão das obras do BRT, principalmente com a sinalização vertical e horizontal, as ruas 86, 87, 88, 89 e 90 também foram liberadas. Agora, os trabalhos vão se concentrar da Avenida 84 até a Praça Cívica.

De acordo com a prefeitura, a dinâmica do serviço será a mesma adotada para a construção do viaduto da Rua 90. Em um primeiro momento, apenas os ônibus serão proibidos de circular na via, enquanto é feito a pavimentação de concreto no corredor.

Com o término, será feita a pista para os demais veículos. Isso inclui a requalificação total da via, junto com o paisagismo e iluminação. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 60 dias úteis.

Obras

As obras na Praça do Cruzeiro se iniciaram no último dia 23 de outubro. Houve feita uma parada devido às festas de final de ano e também teve a necessidade de remanejamento de postos pela Enel. Porém, com a intensificação das chuvas, o serviço precisou ser suspenso e, por causa disso, as obras só retornaram em 11 de fevereiro.

No entorno da Praça foi realizado um corredor em concreto para o BRT, com pavimento flexível destinado para os demais veículos e uma galeria pluvial para melhorar a drenagem no local. Também foi realizada a reconstrução dos meios-fios e a implantação de calçadas acessíveis. A iluminação ainda será modificada: serão retiradas as lâmpadas de sódio, que serão substituídas pelas de led.

As obras das duas plataformas de embarque e desembarque de passageiros, que ficarão uma em cada lado da praça, já foram iniciadas. Elas seguirão o mesmo padrão das que já foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): estruturas mais leves e de vidro transparente. Cada uma terá passeio de 3,5 metros e devem ser concluídas junto com toda obra do BRT, em outubro deste ano.

Na ocasião, também foi exposta a situação da Avenida Goiás. De acordo com a prefeitura, entre a Avenida Anhanguera e a Rua 1, são realizados a pavimentação de concreto, do BRT, e a flexível para os demais veículos. A previsão para liberação desse trecho é para o próximo dia 3 de abril. As obras no sentido contrário se iniciarão no próximo dia 6 de abril.