Futebol

“Título do Atlético Goianiense dá visibilidade ao Estado de Goiás no Brasil”, diz Marconi

Governador presta homenagem aos jogadores e à comissão técnica pela conquista da vaga para a Série A do Campeonato Brasileiro 2017

Cidades



Único time goiano a conquistar uma vaga para a Série A do Campeonato Brasileiro 2017, o Atlético Goianiense foi homenageado pelo governador Marconi Perillo no início da tarde de hoje, no Palácio das Esmeraldas. Acompanhando do vice-governador, José Eliton, Marconi cumprimentou os jogadores, integrantes da comissão técnica e afirmou que o título conquistado não pertence apenas ao time, mas também ao Estado de Goiás.

“Quero cumprimentar os talentosos jogadores que fazem parte desse agrupamento de campeões, de craques, de pessoas que vestem a camisa com amor, amam o que fazem e que, com determinação, buscaram garantir ao Estado de Goiás esse título, que não é só do torcedor, dos jogadores ou da comissão técnica do Atlético. Esse título é do Estado de Goiás”, realçou Marconi.

Em clima festivo, Marconi destacou a trajetória do Atlético Goianiense durante a Série B do Campeonato Brasileiro e parabenizou a diretoria técnica pela condução do time durante este ano e “por escolher excelentes quadros” para representar o Atlético na disputa de 2016. “As cores do Estado de Goiás na série B e neste campeonato são as cores rubro negras do Atlético Goianiense. Vocês fizeram bonito e com esse título dão visibilidade ao Estado de Goiás no Brasil”, enfatizou.

Ele ressaltou que, ao longo dos anos, o governo estadual contribuiu com o desempenho do Atlético Goianiense e lembrou que, em 2006, o Governo destinou recursos para iluminação do Estádio Antônio Acioly e, recentemente, contribuiu indiretamente ao inaugurar o Estádio Olímpico e colocá-lo à disposição do time para  jogos.

Em entrevista à imprensa, o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético Goianiense, deputado federal Jovair Arantes, agradeceu o reconhecimento do governador Marconi Perillo ao prestar homenagem ao time goiano.

“O governador do Estado entendeu que o Atlético representa muito dignamente o nosso Estado. A gente recebe com muita responsabilidade essa homenagem. À medida que o governador recebe o time aqui no Palácio das Esmeraldas, isso aumenta a responsabilidade de representar muito bem o Estado de Goiás na série A do Campeonato Brasileiro a partir de 2017”, destacou.

Trajetória na Série B

O Atlético Goianiense fez 37 jogos na Série B, com 73 pontos ganhos. Falta apenas um jogo, que será amanhã, aqui em Goiânia, contra o Bahia. Foram 21 vitórias, 10 empates e 6 derrotas. No total, 58 gols marcados (melhor ataque da competição) e 34 sofridos, sendo a equipe que mais venceu e menos perdeu no campeonato.

O time assumiu a liderança na 29ª rodada, com vitória sobre o CRB por 2 a 1, em 4 de outubro, e desde então manteve a liderança  por dez rodadas. Confirmou o acesso à Séria A com vitória sobre o Londrina por 3 a 2 fora de casa, no dia 8 de novembro, três rodadas antes do fim do campeonato.

Na rodada seguinte, em 12 de novembro, diante do Tupi-MG, no Estádio Olímpico, venceu por 5 a 3 e garantiu o título da Série B, quando faltavam ainda dois jogos para o fim do campeonato. Com o troféu da Série B 2016, o Atlético Goianiense se tornou o maior campeão brasileiro do Centro-Oeste. O rubro-negro chegou ao terceiro título nacional: Série C (1990 e 2008) e Série B (2016). 

Desde a primeira partida nesta Série B, com vitória por 1 a 0 diante do Oeste, o Atlético se manteve no G-4 durante toda a competição, só não apareceu entre os quatro primeiros na primeira rodada pelo saldo de gols. O jogador Junior Viçosa é o artilheiro do time atleticano no Brasileiro com nove gols marcados. Em seguida, ficaram Magno Cruz e Luiz Fernando (7 gols cada).