Seleção brasileira

Tite se diz tranquilo para estreia na Copa

"O trabalho realizado até agora nos dá expectativa, mas também uma paz de que fizemos uma preparação muito forte, uma construção forte", afirma o treinador


Raphaela Ferro
Do Mais Goiás | Em: 16/06/2018 às 14:24:00

Tite ainda vê Neymar abaixo de 100% após recuperação de lesão e cirurgia no pé esquerdo (FOTO: Reprodução CBF)
Tite ainda vê Neymar abaixo de 100% após recuperação de lesão e cirurgia no pé esquerdo (FOTO: Reprodução CBF)

O técnico da seleção brasileira, Tite, afirmou neste sábado (16) que está tranquilo e confiante para a estreia da equipe na Copa do Mundo da Rússia, neste domingo, às 15 horas (de Brasília), contra a Suíça, na cidade de Rostov. Na entrevista coletiva, realizada após o última atividade de preparação para o duelo, o treinador brasileiro garantiu que o time não vai decepcionar a torcida no primeiro jogo e conseguirá demonstrar um futebol do mesmo nível mostrado nas partidas anteriores.

“O trabalho realizado até agora nos dá expectativa, mas também uma paz de que fizemos uma preparação muito forte, uma construção forte, com convicção de que amanhã (domingo) teremos dificuldade, mas um desempenho parecido ao que tivemos nas Eliminatórias e amistosos”, afirmou o comandante, que em 21 jogos no cargo só perdeu uma vez, em um amistoso para a Argentina, realizado na Austrália, em junho do ano passado.

Tite explicou não sentir nervosismo por confiar no trabalho realizado desde junho de 2016, quando assumiu o posto do demitido Dunga. Até a hora do jogo, o treinador garante que não terá problemas com o sono e planeja ficar mais quieto e pensativo. “Fico no meu canto, procuro refletir situações importantes, exemplos dentro da competição, preparar palestra. Quero ficar focado no que é importante concentrar minhas energias”, comentou.

A equipe vai a campo na estreia com os mesmos titulares do amistoso do último domingo, contra a Áustria, batida por 3 a 0 em Viena. A formação terá: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus. O time também treinou nos últimos dias em Sochi, local onde a seleção faz a preparação durante a Copa do Mundo da Rússia.

O treinador brasileiro também comentou sobre Neymar. Três meses depois de passar por cirurgia no pé direito, o atacante do Paris Saint-Germain está de volta à equipe, mas, segundo Tite, ainda abaixo do ideal. “Ele não está 100% ainda. Os índices de sprint em velocidade máxima dele é impressionante. Mas não está em sua plenitude ainda. Já está em um processo bem evoluído do que imaginávamos e suficientemente bom para fazer um grande jogo”, comentou.

Marcelo será capitão na estreia

Marcelo será o capitão da seleção brasileira na estreia da Copa do Mundo, neste domingo (17), contra a Suíça. O lateral esquerdo foi escolhido por Tite para vestir a braçadeira no jogo que começa às 15 horas (de Brasília). Ele abre o tradicional rodízio promovido pelo comandante. Contra a Costa Rica, na 2ª rodada, e contra a Sérvia, no último jogo da primeira fase, outros atletas serão escolhidos para o cargo.

Nos últimos amistosos, Miranda foi o dono da faixa contra a Áustria, e Gabriel Jesus foi o capitão contra a Croácia. Já Marcelo foi capitão contra o Equador, na vitória por 2 a 0, pelas Eliminatórias, em Porto Alegre.Em uma eventual final, o dono da braçadeira que poderia levantar a taça seria Daniel Alves. Como o lateral direito não pôde ser convocado por conta de uma lesão no joelho, ainda há uma dúvida sobre quem herdará a função caso a seleção chegue à decisão.