Política

Tiãozinho Porto é o líder do Prefeito Iris Rezende, na Câmara Municipal

Ofício da escolha do líder foi entregue ao presidente da Casa, pelo secretário de Governo da Prefeitura, na abertura dos trabalhos legislativos desta terça-feira (6)


Juliana França
Do Mais Goiás | Em: 06/02/2018 às 18:17:06

Vereador Tiãozinho Porto (Pros). (Foto: Reprodução)
Vereador Tiãozinho Porto (Pros). (Foto: Reprodução)

O vereador Tiãozinho Porto (Pros) será o líder do Prefeito Iris Rezende na Câmara Municipal de Goiânia. O ofício da escolha do líder foi entregue ao presidente da Casa, Andrey Azeredo (MDB), pelo secretário de Governo da Prefeiteitura, Samuel Almeida, na abertura dos trabalhos legislativos desta terça-feira (6).

O anúncio não causou surpresa entre a maioria dos vereadores, já que o nome de Tiãozinho vinha sendo comentado para exercer a nova função desde o final do ano passado. Os outros nomes citados foram os de Wellington Peixoto (MDB), Paulinho Graus (PDT), e Oséas Varão (PSB).

A bancada oposicionista ao Paço criticou o Prefeito pela demora na escolha. Iris ficou sem uma liderança na Casa há mais de um ano. No seu pronunciamento da tribuna, o líder do Prefeito garantiu que estará aberto ao diálogo com os colegas e que estará em harmonia com o Paço e a Casa.

“Peço compreensão aos problemas e dificuldades da atual administração, que recebeu uma Prefeitura sucateada. Mas as coisas estão melhorando. Igualmente, vou procurar manter um relacionamento amigável com todos, envidando esforços para manter em alto nível o relacionamento entre Câmara e Paço”, prometeu.

Tiãozinho Porto disse também que vai aproveitar este mês para articular a bancada de apoio ao Prefeito. “Uma articulação política para saber quem ficará na base de apoio ou ficará na oposição. Mas reafirmo que meu trabalho será de humildade e respeito aos 34 colegas com assento nesta Casa”, concluiu.

Repercussão

A indicação de Tiãozinho Porto foi bastante comentada em plenário. Os vereadores desejaram a ele sucesso na nova empreitada. Jorge Kajuru (PRP), porém, foi taxativo. “O senhor acabar de receber um presente grego. Pode ter certeza, jamais irei lhe pedir qualquer audiência com o Prefeito”, disse.

Cristina Lopes (PSDB) criticou a demora de Iris. “Foi uma escolha tardia, que demonstra a falta de apreço do prefeito a esta Casa e a sua bancada de apoio. Espero que o líder possa estabelecer um diálogo franco entre os dois Poderes”, disse a vereadora.

Alysson Lima (PRB) também espera um diálogo melhor com o prefeito. “O senhor vai precisa de muita sorte nesse cargo. Espero que o Prefeito agora atenda as reivindicações e sugestões feitas pelos vereadores pelo bem da cidade”, afirmou o parlamentar.

“Desejo boa sorte e sei que o Tiãozinho Porto tem competência para exercer essa nova função. Espero que agora o Prefeito abra sua agenda e atenda as pessoas, entidades, instituições que há vários meses solicitam uma audiência e não são atendidas”, reclamou Lucas Kitão (PSL).

Os vereadores Cabo Sena (PRP), Carlin Café (PPS), Paulo Magalhães (PSD), Elias Vaz (PSB). Vinicius Cirqueira (Pros), GCM Romário Policarpo (PTC), delegado Eduardo Prado (PV), Sabrina Garcêz (PMB), Emilson Pereira (PTN), Anderson Sales (PSDC), Wellington Peixoto (MDB), Oséias Varão (PSB) também foram favoráveis à escolha.