Polêmico

The Weeknd ironiza premiações em novo clipe; assista ‘Save Your Tears’

Raiz da alfinetada teria sido o fato de o cantor ser ignorado pelo Grammy, maior premiação da música


Murillo Soares
Do Mais Goiás | Em: 05/01/2021 às 17:06:32

(Foto: Reprodução/YouTube)
(Foto: Reprodução/YouTube)

Em Save Your Tears, videoclipe lançado nesta terça-feira (5), The Weeknd quis passar um recado claro para as premiações do show business: elas são nocivas e são uma piada.

No clipe, o cantor faz uma performance em uma premiação. Ao receber o troféu, arremessa-o para longe, joga champanhe no rosto dos convidados e chama uma delas para dançar.

No meio da apresentação, o cantor força a moça apontar uma arma para ele, que se assusta e nega fazê-lo. Esta cena, em específico, pode ser interpretada como representação da nocividade do público que consome este tipo de premiação.

Assista a Save Your Tears:

Mas que treta é essa entre The Weeknd e Grammy?

After Hours, mais recente disco de The Weeknd, era apontado pela crítica especializada como um dos favoritos para abocanhar várias estatuetas no Grammy Awards de 2021. Porém o nome do cantor não apareceu na lista de indicados.

Internautas acusaram a Academia do Grammy de racismo, pelo histórico de ignorar ou não premiar artistas pretos – sobretudo aqueles que escolhem sobre violência racial, como foi com Lemonade de Beyoncé em 2017. O buraco, entretanto, parece ser mais embaixo.

A imprensa internacional noticiou que o motivo para esnobarem The Weeknd teria sido o fato de ele escolher se apresentar no intervalo do Super Bowl deste ano. Conforme publicado por diversos veículos de comunicação, a Academia teria contactado o cantor para que ele se apresentasse na premiação, mas, para isso, não poderia se apresentar no evento esportivo.

Com a negativa, o Grammy decidiu boicotar o cantor. Sobre isso, o presidente da Academia Harvey Mason Jr. garantiu que não houve “boicote”, e sim da “busca por excelência”. E completou dizendo que a votação de todas as categorias terminou antes de baterem o martelo sobre a performance do Super Bowl.

Nas redes sociais, The Weeknd afirmou que a premiação continua “corrupta” e que o público merece transparência.

Crítica: ‘After Hours’ e a nostalgia psicodélica de The Weeknd