Da Redação
Do Mais Goiás

Testagem em massa para covid terá novo formato em Goiânia; veja

A partir desta semana os testes serão realizados após agendamento no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

O boletim do Ministério da Saúde revela que o Brasil registrou 4.847.092 casos confirmados do novo coronavírus e 144 mil mortes por covid-19.

A testagem em massa para detecção de covid-19 realizada pela Prefeitura de Goiânia passará por mudanças a partir desta semana. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continuará realizando os exames por regiões, mas o acesso das pessoas aos locais será por agendamento.

O link para agendamento estará disponível no fim da tarde desta segunda-feira (14) no site da secretaria. Na primeira página do portal terá o campo onde o interessado informará o CEP de onde mora, para evitar a circulação de pessoas de uma região para a outra. Também deverá ser informado o CPF, afim de evitar que uma mesma pessoa faça o teste mais de uma vez em menos de 14 dias.

Segundo a SMS, 2,45% das pessoas testadas fizeram o teste mais de uma vez. “Teve quem chegou a repetir o procedimento por quatro vezes”, afirma a secretaria.

O superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes, explica que o momento da pandemia em Goiânia exigiu as mudanças na testagem.

“Em agosto fizemos muitos testes em pouco tempo. Agora, com a sinalização de uma redução no número de casos e óbitos, precisamos de uma testagem mais focada para tentarmos quebrar a cadeia de transmissão nos locais onde há uma maior circulação do novo coronavírus. Vamos organizar o atendimento para evitar aglomerações em determinados horários”.

A próxima testagem será na quarta e quinta-feira (16/9 e 17/9), das 8h às 17h, na Escola Municipal Targino de Aguiar, setor Parque Oeste Industrial, região Oeste de Goiânia.

Números

Desde o início da pandemia, Goiânia já testou 267.138 pessoas. Desse total, 76.706 fizeram o teste de antígeno de 05 de agosto até 10 de setembro, sendo que 9.842 testaram positivo para Covid-19, o que representa 12,8% dos examinados. Os outros testes foram realizados nas unidades de saúde, em coletas residenciais e no inquérito epidemiológico.

No último domingo (13/9), o estado de Goiás registrou 578 casos de coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Com os números, o total de confirmações chegou a 163.324. Existem ainda 217.154 casos suspeitos. Outros 122.539 já foram descartados.