Leicilane Tomazini
Do Mais Goiás

Termina nesta terça (7) o prazo para solicitação de matrículas na rede estadual de ensino

Serviço é destinado apenas para novos alunos, ou seja, aqueles que estão migrando de outras redes de ensino; estudantes de outros estados; e aqueles que deixaram de estudar

Número de matrículas no ensino médio e no fundamental caiu em 2019
Termina nesta terça-feira o prazo para solicitação de matrículas na rede estadual de ensino

Encerra-se nesta terça-feira (7) o prazo para solicitação de matrículas para o ano letivo de 2020 dos alunos da rede estadual de ensino, em Goiás. O serviço é destinado apenas para novos alunos, ou seja, aqueles que estão migrando de outras redes de ensino, seja municipal, federal, ou privada; estudantes de outros estados; e aqueles que deixaram de estudar.

O período de matrículas teve início no dia 16 de dezembro. A Secretaria Estadual de Educação informou que foram realizadas 449.212 solicitações até o momento, mas ressaltou que este número é alterado constantemente, tendo em vista que o sistema é online.

A pasta informou ainda que não há uma quantidade de vagas delimitada, já que o Estado tem a obrigação de atender toda a demanda, e que para este ano, a expectativa é atender 500 mil alunos em todo o Estado.

Sobre o número de unidades escolares de 2020, a Seduc informou que ainda não é possível informar, pois o prazo de solicitação de vagas ainda não foi encerrado. Após esse período, o estudante e/ou responsável deverá entrar no site www.matricula.go.gov.br para verificar em qual unidade escolar foi alocado e comparecer à escola para efetivação de sua matrícula. O prazo para isso é de 20 a 29 de janeiro.

Renovação

Já a renovação de matrículas é feita por aqueles alunos que já estudam em uma escola estadual e desejam permanecer na mesma unidade em 2020. Sendo assim, o estudante maior de 18 anos ou o responsável, no caso dos menores, deve fazer a recadastro presencialmente na própria escola onde estuda. O prazo é o mesmo da solicitação de vagas, e também termina neste 7 de janeiro. Os alunos que não renovarem a matrícula perdem a garantia de vaga na mesma unidade de ensino, reforça a secretaria.

Outro ponto importante é que quem, por algum motivo, perder esse prazo deve procurar a escola a partir do dia 30 de janeiro. Mas nesse caso, se as vagas já tiverem sido preenchidas, o aluno corre o risco de ficar sem a vaga naquela unidade escolar.

As aulas do primeiro semestre letivo terão início no dia 30 de janeiro. Quem ainda não efetuou a solicitação, basta acessar o site e informar nome completo do aluno; data de nascimento, nome completo da mãe; endereço completo e telefone para contato; CPF do aluno ou responsável; curso, série e turno desejado; e por fim 3 opções de escolas.