FAZ DE MIM ESTRELA

TBT Mais Goiás: Lua de Cristal, maior sucesso de Xuxa no cinema, completa 30 anos

"Tudo pode ser, se quiser será!" Confira curiosidades e relembre um dos filmes mais marcantes para quem foi criança nos anos 90


Fabricio Moretti
Do Mais Goiás | Em: 25/06/2020 às 17:57:20

Xuxa e Sergio Mallandro, como Maria da Graça e Bob em Lua de Cristal (Foto: Reprodução)
Xuxa e Sergio Mallandro, como Maria da Graça e Bob em Lua de Cristal (Foto: Reprodução)

Uma das produções nacionais mais adoradas por quem foi criança nos anos 90 completou 30 anos de lançamento no dia 21 de junho. Protagonizado por Xuxa, o filme Lua de Cristal, dirigido por Tizuka Yamasaki, provavelmente é o mais amado feito pela eterna rainha dos baixinhos, que já atuou em mais de 20 filmes durante a carreira.

Para se ter uma ideia da força de Lua de Cristal, o longa foi a maior bilheteria da década de 1990 no Brasil: cinco milhões de espectadores. A obra deteve durante 16 anos o recorde de maior venda de ingressos de cinema no país na primeira semana, com mais de 920 mil espectadores. O recorde só foi quebrado em 2006, com Dois Filhos de Francisco.

A história não é novidade para ninguém. Maria da Graça (Xuxa) sai do interior e vai para São Paulo com a intenção de fazer aulas de canto. Lá, ela se hospeda na casa da tia Zuleika e dos primos Lidinha e Mauricinho, que vivem a atormentando.

Contudo, Maria conhece a pequena Duda e o desajeitado Bob, que vão ajudá-la a conseguir realizar o sonho de ser uma grande cantora.

TBT Mais Goiás: Lua de Cristal, maior sucesso de Xuxa, completa 30 anos

Xuxa nos bastidores de Lua de Cristal. Filme está completando 30 anos de lançamento (Foto: Reprodução)

Lua de Cristal é um conto de fadas de comédia, com cenas que marcaram quem sempre assistia, principalmente nas diversas vezes que ele era transmitido na Sessão da Tarde, da Globo. Cenas como a do personagem de Sérgio Mallandro de príncipe montado em um cavalo branco, a guerra de comida na lanchonete e Maria da Graça tomando banho de leite à luz da lua, nunca saíram da memória dos fãs.

As sequências engraçadas, como Maria da Graça procurando emprego, tia Zuleika grudada no vaso sanitário e Lidinha tendo o cabelo pintado de loiro pela prima que tanto odeia, eram alternadas por cenas um tanto quanto tristes para um filme infantil.

Como esquecer os primeiros minutos do longa, com a protagonista Maria da Graça despedindo da mãe; das cenas de flashback em que ela relembra de quando era criança e não conseguia cantar em público e de quando ela se depara com sua planta toda cortada e canta a música Verde Que te Quero Verde.

TBT Mais Goiás: Lua de Cristal, maior sucesso de Xuxa, completa 30 anos

Lua de Cristal é um conto de fadas de comédia, com cenas que marcaram quem sempre assistia ao filme (Foto: Reprodução)

Curiosidades

• A princípio, o filme iria se chamar Xuxa e a Turma Invencível. Contudo, quando a música tema ficou pronta, Xuxa e os produtores gostaram da canção e decidiram trocar o título para Lua de Cristal.

• No dia da estreia do longa no Rio de Janeiro, quem levasse um quilo de alimento não perecível, não pagaria o ingresso. Todas as 450 toneladas de alimentos arrecadadas foram destinadas à campanha beneficente “Doe a quem dói”, da LBA (Legião Brasileira de Assistência).

• Xuxa e Sérgio Mallandro acompanharam a estreia do filme em alguns cinemas pelo país, como São Paulo e Maceió. No cinema Casa Shopping 2, no Rio de Janeiro, os 650 lugares disponíveis na sala não foram suficientes para acolher as mais de mil crianças que compareceram. Detalhe: era só para a primeira sessão.

•Em Brasília, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para conter o tumulto e evitar acidentes. O público aguardou por mais de duas horas para conseguir entrar no cinema.

• O VHS do longa foi lançado enquanto ainda era exibido nos cinemas, em agosto de 1990. A fita trazia uma pequena filmagem de Xuxa falando sobre o lançamento naquele formato.

• Todos os paquitos e paquitas usam os nomes verdadeiros em Lua de Cristal, assim como Duda Little. A protagonista também usa o nome de verdade, Maria da Graça, e nunca é chamada de Xuxa durante o filme.

 • Ayrton Senna, namorado da apresentadora na época, estava assistindo as filmagens da cena de quebradeira na lanchonete. Segundo Xuxa, em uma entrevista para a Revista Marie Claire, o piloto estava com muita vontade de participar das gravações, o que não aconteceu.

• O cavalo branco que Bob monta para salvar Maria da Graça, é na verdade uma égua. Sérgio Mallandro, ao filmar a cena na Floresta da Tijuca, não conseguiu controlar o animal, que acabou quebrando uma câmera.

• Na TV Globo, Lua de Cristal foi exibido 11 vezes, sendo a primeira em fevereiro de 1993 e a última em abril de 2004.

Além da telona

Recentemente, o canal do Youtube XuperBlog fez uma série de vídeos em comemoração aos 30 anos do filme. Os vídeos contam com entrevistas exclusivas de membros da produção e do elenco, como Júlia Lemmertz (Lidinha), Avelar Love (Mauricinho), a paquita Juliana Baroni, a própria Xuxa entre outros.

E para quem ama Lua de Cristal, uma novidade. Os cineastas Rodrigo Nicodemo, Diego Alexandre e Gabriel Silva estão produzindo, de forma independente e sem fins lucrativos, o documentário Lua de Cristal 30 Anos.

Segundo o trio, 80% das filmagens já foram feitas. Além da diretora Tizuka Yamasaki, até o momento foram entrevistados o produtor Diler Trindade, a roteirista Yoya Wursch, o compositor Michael Sullivan, bem como parte do elenco. O documentário deve sair no segundo semestre.

Confira um trecho de Lua de Cristal 30 Anos:

Xuxa afirma que vai parar de fazer shows em 2021: ‘Última viagem da nave’

*Com informações do Xuper Blog