Fabricio Moretti
Do Mais Goiás

TBT Mais Goiás: Ainda atual, filme ‘Beleza Americana’ completa 20 anos

Filme retrata as pessoas que vivem de aparências para maquiar frustrações e desejos ocultos. Beleza Americana venceu 5 prêmios no Oscar

#TBT Mais Goiás: Ainda atual, filme 'Beleza Americana' completa 20 anos

Em fevereiro de 2000, chegava aos cinemas um dos filmes mais lembrados e cultuados pelo público até hoje. Após 20 anos, Beleza Americana permanece atemporal ao retratar uma sociedade mórbida, porém real, de pessoas que vivem de aparências e mentiras para maquiar frustrações e desejos ocultos.

O que poderia explicar o sucesso da obra até hoje? Talvez a aproximação da história com a contemporaneidade. Por meio de cenas marcantes, o longa questiona a ética, a moral e a hipocrisia da sociedade, com personagens críveis, que encontramos todos os dias no elevador, no supermercado ou no café.

Beleza Americana talvez seja o melhor filme para explicar que “a grama do vizinho não é sempre a mais verde”. Nele, acompanhamos Lester, que se apresenta para nós da seguinte forma:

Meu nome é Lester. Essa é minha vizinhança. Essa é minha rua. Essa é minha vida. Este sou eu me masturbando. E este com certeza é o melhor momento do meu dia

Mas por que um homem rico, com uma bela casa e um emprego estável se sente tão miserável?! Lester, enfim, se apaixona pela melhor amiga da filha, tenta mudar toda sua vida e o filme toma rumos impensáveis, culminando no final (trágico?).

Carolyn, a esposa materialista de Lester, tenta a todo custo aparentar que tem a vida perfeita, mesmo que tudo esteja desmoronando a sua volta. Talvez todos conhecemos uma Carolyn.

A corretora de imóveis está sempre cuidando do jardim de rosas, símbolo do filme. O tipo de flor que a mulher cultiva é muito comum nos EUA. Chamada ‘American Beauty’, não possui espinhos nem cheiro. Uma perfeita metáfora sobre o vazio dos personagens, que valorizam as aparências em detrimento da essência.

#TBT Mais Goiás: Ainda atual, filme 'Beleza Americana' completa 20 anos

Carolyn cultiva tipo de rosa sem cheio, nem espinho. Metáfora para o vazio dos personagens de Beleza Americana (Foto: Reprodução)

Beleza Americana arrecadou mais de 350 milhões de dólares mundialmente. No ano 2000, a produção levou – merecidamente – para casa cinco prêmios no Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor (Sam Mendes), Melhor Roteiro Original, Melhor Ator (Kevin Spacey) e Melhor Fotografia.

A Academia descreveu o longa como “uma sátira das noções sobre satisfação pessoal, focando na exploração do amor romântico e paterno, sexualidade, beleza, materialismo, alienação, libertação pessoal e redenção”.

No site agregador de críticas, Rotten Tomatoes, Beleza Americana possui aprovação de 83% com base em 188 avaliações de resenhistas de cinema. Já o público, aprovou o filme com 93%.

#TBT Mais Goiás: Ainda atual, filme 'Beleza Americana' completa 20 anos

Personagens do filme Beleza Americana são críveis e roteiro aborda questões sempre presentes na sociedade (Foto: Reprodução)

A CNN publicou que o filme é “de tirar o fôlego, profundamente perturbador, divertidamente engraçado, altamente sofisticado e com uma ação brilhante e original”. Já o Times do Reino Unido escreveu que Beleza Americana “mescla uma família disfuncional e vizinhos desequilibrados, fazendo um estudo virtuoso de isolamento, repressão e realização, além de possuir visuais exuberantes e um roteiro lírico”.

#TBT Mais Goiás: Ainda atual, filme 'Beleza Americana' completa 20 anos

Kevin Spacey é Lester em Beleza Americana. Ator ganhou o Oscar de Melhor ator pelo filme (Foto: Reprodução)

Confira a sinopse de Beleza Americana:

Lester Burham não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Desencantado com sua esposa Carolyn e pai da adolescente Jane, o melhor momento de seu dia é quando se masturba no chuveiro. Porém seus objetivos mudam quando conhece Angela Hayes, amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida com a ajuda de seu vizinho traficante Ricky.
#TBT Mais Goiás: Ainda atual, filme 'Beleza Americana' completa 20 anos

Beleza Americana questiona a ética, a moral e a hipocrisia da sociedade (Foto: Reprodução)