Rayana Caetano
Do Mais Goiás

TBT Mais Goiás: A.I. – Inteligência Artificial

A.I. - Inteligência Artificial foi lançado em 7 de setembro de 2001

TBT Mais Goiás: A.I. - Inteligência Artificial
TBT Mais Goiás: A.I. - Inteligência Artificial

No dia em que o primeiro transplante de coração artificial em ser humano comemora 52 anos, o TBT Mais Goiás relembra um filme que permeia o assunto: A.I. – Inteligência Artificial. Quem aqui se lembra de David e seu fiel ursinho?

O longa se passa no futuro e conta a história da primeira criança-robô programada para amar. “David é adotado por um funcionário da Cybertronics e sua esposa. Apesar de aos poucos ele ir se tornando o filho do casal, uma série de circunstâncias inesperadas dificulta a vida de David. Sem a total aceitação dos humanos ou das máquinas, o menino-robô embarca em uma jornada para descobrir seu verdadeiro mundo”, conta a sinopse oficial.

Lançado em setembro de 2001, A.I. foi dirigido por Steven Spielberg – que também assinou o roteiro – e contou com nomes como Haley Joel Osment, Jude Law, Frances O’Connor e William Hurt no elenco e vozes de Ben Kinsgley, Chris Rock, Meryl Streep e Robin Williams.

A.I. – Inteligência Artificial foi indicado a vários prêmios, entre eles ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original e Melhores Efeitos Visuais e ao Globo de Ouro de Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Trilha Sonora.

A produção está disponível nas plataformas TeleCine Play e Apple TV.

Curiosidades

– O ator Haley Joel Osment recebeu um salário de US$ 2 milhões para protagonizar o filme;

– Stanley Kubrick tinha, há 20 anos, a intenção de estar à frente de A.I. – Inteligência Artificial, mas faleceu em 1999, logo após as filmagens de De Olhos Bem Fechados. Com isso, Spielberg resolveu tomar frente do projeto, já que vinha conversando com o diretor sobre o assunto e herdara notas deixadas por ele, sobre como pretendia desenvolver o filme;

– A ficção científica arrecadou 235,9 milhões de dólares somando toda a bilheteria.