Carnaval/RJ

Talento de Rosa ajuda a São Clemente a fazer o melhor desfile de sua história

Escola se destaca com homenagem a Fernando Pamplona





//

Primeira escola a desfilar nesta segunda-feira, a São Clemente levou para a Sapucaí uma homenagem ao ex-carnavalesco Fernando Pamplona, que morreu em setembro de 2013. Ancorada no talento da campeoníssima Rosa Magalhães, a agremiação de Botafogo surpreendeu e fez talvez aquele que tenha sido o melhor desfile de sua história.

Aluna de Pamplona na UFRJ, Rosa deu uma aula no desenvolvimento do enredo, contado através de belíssimas alegorias e fantasias. Quem estava na Avenida ficou impressionado com altíssimo nível do trabalho da veterana artista, que conseguiu apagar a má impressão deixada pelo desfile da Mangueira em 2014.

A comissão de frente, que não utilizou tripé, não causou impacto. No entanto, a abertura da escola teve no abre-alas uma sensação positiva. A bateria dos mestres Gilberto e Caliquinho também teve ótimo desempenho e empolgou.

O samba-enredo também rendeu bastante e contribuiu para o bom desempenho da harmonia, notando-se apenas falhas em algumas alas.

Viúva do homenageado, Zeni Pamplona, 85 anos, desfilou na terceira alegoria, que representava o Theatro Municipal, do qual o carnavalesco foi cenógrafo por muitos anos. Rosa Magalhães veio ao lado de Zeni e se divertiu como poucas se viu na Avenida.

Acostumada a apenas cumprir tabela, a São Clemente enfim mostrou maturidade, tendo a certeza de que vai brigar por um lugar mais alto na apuração. Após muitos anos, finalmente a escola pode até sonhar com uma posição no desfile das campeãs. (Do jornal O Dia)