Mangueira campeã!

Taís Araujo, Leandra Leal, Camila Pitanga e outros famosos comemoram vitória da Mangueira

A escola contou neste ano "a história que a história não conta", sobre personagens importantes do país que não são retratados nos livros: índios, negros e pobres


FolhaPress
FolhaPress
Do FolhaPress | Em: 06/03/2019 às 20:48:47

(Foto. André Melo Andrade/AM Press & Images/Folhapress)
(Foto. André Melo Andrade/AM Press & Images/Folhapress)

Camila Pitanga, Leandra Leal, Bruno Gagliasso, Taís Araujo e outros famosos comemoraram nesta quarta-feira (6) a vitória da Mangueira no Carnaval do Rio. A escola contou neste ano “a história que a história não conta”, sobre personagens importantes do país que não são retratados nos livros: índios, negros e pobres. Uma das homenageadas foi a vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em março de 2018.

Por meio de suas redes sociais, os artistas celebraram a conquista. A atriz Taís Araujo publicou em seu Instagram um trecho do samba-enredo da Mangueira: “Brasil, chegou a vez de ouvir as Marias, Mahins, Marielles, Malês!”.

Já Camila Pitanga escreveu: “É campeã. Que o Brasil inteiro saiba reconhecer a importância desse enredo que a Mangueira levou para a avenida”. Ela também citou trecho do samba-enredo que ressalta Dandara,  mulher de Zumbi dos Palmares: “‘Brasil, o teu nome é Dandara'”.

Leandra Leal, por sua vez, afirmou que a conquista é histórica. “Quando fui nos ensaios, na quadra da Mangueira, eu vi a primeira resposta a tudo isso que está acontecendo: vai ser campeã! E foi muito, muito importante a gente ganhar nesse momento. Obrigada, Leandro [Vieira, carnavalesco da escola], esse ícone do Carnaval carioca! É jovem, entende e estuda o Carnaval, representa toda a inovação que vimos, encantados, ali na avenida.”

Leticia Sabatella falou que está ao lado dos índios, dos negros, dos pobres e dos artistas e dos “que resistem ao opressor sem oprimir ninguém. “Quando eles querem acabar com a educação crítica e consciente nas escolas de ensino convencional, vem o povo que vive as consequências na pele de anos de repressão, de resistência e luta! Estou com o povo brasileiro! (…) Um grito de dor cantado com amor, arte, samba no pé, suor e muita coragem!”

A atriz e escritora Maria Ribeiro publicou vídeo do desfile da escola e escreveu: “Mangueira 10 x Bolsonaro 0”.

Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia, o ator Bruno Gagliasso e outros artistas também festejaram a vitória da escola.