Inteligência artificial

Starcraft pode ser o próximo oponente de IA do Google

Após derrotar o campeão mundial de Go duas vezes, o jogo de 1998 será o próximo desafio




O computador de inteligência artificial do Google, Deep Mind, já derrotou o campeão mundial do jogo asiático de tabuleiro Go duas vezes e mais três jogos devem se seguir. Se o computador for bem sucedido, Jeff Dean, funcionário sênior do Google declarou que o próximo passo seria competir contra um jogador profissional de Starcraft.

Não Starcraft II (ainda), mas o jogo original de 1998. “É nosso alvo mais provável. A coisa com jogos de tabuleiro é que o computador pode ver todo o campo de ação, o que o ajuda”, comentou Dean.

Starcraft é um dos jogos de estratégia em tempo real mais populares do mundo e possui uma das ligas competitivas mais acirradas do planeta. A Ideia seria testar a habilidade criativa e de improviso do Deep Mind, especialmente partindo do ponto de que ele não possui controle sobre o terreno e não pode ver os movimentos do jogador adversário.

Ao The Verge, ele disse: “Por causa disso, o computador precisa prever os movimentos que estão acontecendo longe de vista. Nosso objetivo é usar essa capacidade de solucionar problemas no mundo real, mais tarde”, explica, falando a importância de desenvolver as habilidades do Deep Mind.