Indigesto

Sopa de morcego pode ser responsável por coronavírus

Cidade de Wuhan, local típico da iguaria, é o principal foco do patógeno

Mundo

Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 23/01/2020 às 18:28:15

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O coronavírus pode ter sido disseminado entre humanos na China por meio de morcegos ou cobras, como revelam pesquisas. Inclusive, em uma das linhas de análise, o vírus pode ter chegado às pessoas por uma sopa feita a base desses mamíferos voadores que se alimentam de frutas. É o que aponta um estudo publicado na última terça-feira (21).

A ligação entre os dois animais foi sugerida após análises genéticas da doença que já vitimou fatalmente 25 pessoas e infectou outras mais de 600. A cidade de Wuhan, local da “sopa de morcego”, é o principal foco do patógeno. Ela está isolada.

Pesquisas

Na última terça-feira, um estudo publicado na revista Science China Life Sciences informou que o coronavírus, surgido na cidade de Wuhan, está estreitamente relacionado a uma cepa existente em morcegos.

De acordo com os pesquisadores, “o fato de os morcegos serem os hospedeiros nativos do Wuhan CoV (coronavírus) seria um raciocínio lógico e conveniente, embora ainda seja provável que haja hospedeiros intermediários na rede de transmissão de morcegos aos seres humanos”. Não há informações no estudo sobre o animal “hospedeiro intermediário“.

Apesar disso, outro estudo [da Universidade de Pequim, publicado pelo “Journal of Medical Virology”] identificou as cobras como possíveis transmissoras. A “New Scientist”, por sua vez, concluiu que o novo coronavírus (chamado de 2019-nCoV), é semelhante a um vírus encontrado em morcegos. Ainda assim, este se parece mais com um vírus encontrado nas cobras.

Sopa de morcego pode ser responsável coronavírus

(Foto: Reprodução)

(Com informações do Extra)