‘Sobre Todos os Casos’: podcast apresenta experiências compartilhadas por ouvintes

Jornalista goiana aborda, com leveza, depoimentos sobre relacionamentos enviados pelo público

sobre todos os casos
(Foto: divulgação)

Em meio a tantas notícias angustiantes trazidas pela pandemia e o caos de ter que aprender a lidar com uma rotina cada vez mais caseira, algumas pessoas aproveitaram o momento para descobrir novos talentos, ou por em prática ideias antigas que ficavam apenas no papel. Foi o que aconteceu com a jornalista goiana Lara Leão, que lançou recentemente o podcast “Sobre Todos os Casos“.

Durante o programa, ela narra histórias e experiências sobre relacionamentos, que são compartilhadas por ouvintes e leitores. Tudo é contado de maneira leve e com bom humor, sem deixar de lado, é claro, a seriedade pela experiência de quem viveu.

“Sobre Todos os Casos” já está disponível no Spotify, Deezer, Soundcloud e Google Podcast. Os episódios são semanais e têm a contribuição do público, que pode mandar suas histórias para o e-mail [email protected].

Quem preferir, pode manter anonimato. Nesses casos, Lara utiliza um pseudônimo, ou seja, um nome fictício para falar sobre as pessoas envolvidas no caso.

Como nasceu o “Sobe Todos os Casos”

A ideia de fazer o podcast era um desejo antigo de Lara, mas ganhou ainda mais força em 2020, com o início da pandemia. No episódio piloto, ela explica que passar mais tempo em casa tornou a produção viável, fazendo com que o programa também funcionasse como um respiro para os ouvintes, em meio a um momento tão difícil.

A maior motivação para trabalhar com o assunto “relacionamentos”, é dar espaço para que histórias reais possam inspirar pessoas. Além disso, cresceu em um universo de muita escuta, ouvindo as várias histórias da avó, principalmente.

Segundo Lara: “Eu cresci com os casos da minha avó. Ela sempre tinha uma coisa pra contar, seja dela, dos amigos, da família. Eu cresci nesse universo de ouvir os casos das pessoas e sempre gostei muito de escutar“.

Conta ainda que o “Sobre Todos os Casos” surgiu dessa vontade de deixar as pessoas contarem suas histórias, estas, que podem trazer um aprendizado para quem está lendo ou ouvindo, representando também um alívio para quem conta.

sobre todos os casos

(Foto: Reprodução)

A seleção das histórias é feita com cuidado. Lara conta que sempre busca por aquelas que vão ajudar outras pessoas. Por mais que as vivências sejam diferentes, sempre há um momento que gera identificação no público geral, que dá para levar como aprendizado. Alguns casos são mais sérios, a exemplo de pessoas vivendo relacionamentos abusivos em busca de ajuda.

Eu recebo diversas experiências e muitas são pedidos de ajuda mesmo, em busca de superação. Uma em específico relatava um relacionamento tóxico, então convidei oito mulheres e achei importante formar uma rede de apoio, para que a pessoa se sentisse acolhida. Quando vejo que as histórias são bem resolvidas, gravo sozinha. Quando o caso é mais pesado, tenho convidados para comentar comigo“, explica.

Mesmo com poucos episódios no ar – 27 até o momento, Lara conta que tem bastante apego com os casos e todos são muito bons. No entanto, destaca alguns casos que foram bem marcantes.

O primeiro é o da Caru, que teve câncer de mama e conta, no episódio 15, uma história sobre superação, renovação e muito amor próprio.

Outro caso marcante é o da avó de Lara. A história é contada no episódio 13 “o caso de Dona Cila”, que foi escrito pela própria jornalista. Ela fala um pouquinho sobre a vida da avô e do avô, e conta sobre como foi importante eternizar a história dos dois e de toda a família. O caso teve um retorno que ela não esperava, sendo bastante elogiado pelos ouvintes.

A jornalista deixa o convite para que você possa dividir a sua história. “Afinal, todo mundo tem um caso pra contar”, como o slogan do podcast bem ressalta. 

Serviço:

Podcast Sobre Todos os Casos – disponível nas plataformas Spotify, Soundcloud, Google Podcast e Deezer. – episódios às sextas-feiras. 

E-mail: [email protected]

Instagram: @sobretodososcasos

Leia também: