COVID-19

Sobe para 9 número de casos do novo coronavírus em Goiás

São seis pacientes em Goiânia, um em Anápolis e dois em Rio Verde. Ainda não há registro de morte


Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás | Em: 17/03/2020 às 08:42:22

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Subiu para nove o número de casos do novo coronavírus em Goiás. Agora são seis em Goiânia, um em Anápolis e dois em Rio Verde. Outros 83 ainda estão em investigação por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ainda não há mortes no Estado.

O segundo caso registrado em Rio Verde foi de um paciente que entrou em contato com a outra, contaminada, que adquiriu a doença em viagem. Todos suspeitos passaram por exame para confirmação de Covid-19, doença causada pelo novo vírus descoberto na China. Outros 54 foram descartados, com resultados dos testes negativos para o vírus.

A secretaria informa que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) afirmou em publicação no Twitter que determinou fiscalização “energética” para comerciante que estiver estocando álcool gel e máscaras para serem vendidos posteriormente a preços exorbitantes. Ele disse que a inteligência da polícia e o Procon Goiás vão monitorar e punir quem estiver adotando a prática. 

No Brasil, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, são 234 casos confirmados. Por enquanto há transmissão comunitária, aquela que as autoridades não conseguem rastrear a cadeia da contaminação, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Mais Médicos

O Ministério da Saúde confirmou na segunda-feira (17) contratação de 5,1 mil médicos através do programa Mais Médicos. A seleção começará com profissionais brasileiros com registro no conselho da categoria ou com diploma revalidado. Até hoje, 4,4 mil médicos já haviam se inscrito no edital.

Caso as vagas não sejam preenchidas, médicos cubanos poderão ser convidados, em uma seleção específica.