Do Mais Goiás

SMS alertará desastres naturais aos goianos a partir da próxima semana

Serviço já é disponibilizado em seis estados; até março todo o País terá gratuitamente acesso aos informativos

Moradores de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul poderão receber alertas de desastres naturais por meio de SMS, a partir de segunda –feira (15).

Para receber o alerta, o usuário terá que realizar um cadastro, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O serviço já é usado por quase dois mil assinantes em seis Estado e não tem custos.

O serviço foi desenvolvido em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel e já é usado no Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Mais de 1,7 mil alertas já foram enviados, segundo a agência.

Uma mensagem via SMS será encaminhada aos telefones, conforme a Anatel, para que os usuários possam realizar o cadastro.

Os alertas serão envidas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados.

O serviço será disponibilizado para todo o país até 19 de março. Em 19 de fevereiro, será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins.