Do Mais Goiás

Siron Franco é pré-selecionado para festival de arte em Amsterdam

Em entrevista ao Mais Goiás, Siron falou sobre o 'Amsterdam Light Festival', comentou sobre as inspirações e mais; confira

Siron Franco é pré-selecionado para festival de arte em Amsterdam
Em entrevista ao Mais Goiás, Siron falou sobre o 'Amsterdam Light Festival', comentou sobre as inspirações e mais (Foto: Leonardo Lara)

O goiano Siron Franco, 72 anos, foi um dos cem artistas selecionados para a 9º edição do Amsterdam Light Festival (Festival das Luzes de Amsterdam). A mostra, que mistura arte, design e tecnologia, expõe cerca de 40 obras em grande escala de artistas de todas as partes do mundo.

Em conversa com o Mais Goiás, Siron Franco disse que se sentiu honrado com a seleção. “De 650 artistas, cem foram escolhidos. No dia 30 de março apenas 20 desses cem terão os trabalhos escolhidos. Mas já estou feliz com a conquista”, afirma.

Realizado durante o inverno, época em que o sol se põe às 16h, esse ano o festival tem como regra o uso de lâmpadas de led nas instalações. Siron esclarece que ainda não pode mostrar a arte escolhida para o Amsterdam Light Festival, mas comenta a inspiração.

Siron Franco é pré-selecionado para festival de arte em Amsterdam

Amsterdam Light Festival é sempre realizado durante o inverno (Foto: Divulgação)

“Meu projeto consiste em um vídeo animado. Fiz um semeador, me inspirando nas obras de Van Gogh. Não quis reproduzir nenhum quadro dele, apenas peguei a ideia do homem que semeia. Semeia não só alimentos, mas também esperança e justiça, uma figura que joga sementes em forma de luz”, diz.

Siron Franco é pintor, escultor, ilustrador, desenhista, gravador e diretor de arte. Natural da Cidade de Goiás, o artista diz que Van Gogh foi sua primeira grande paixão quando começou a estudar arte. “Estou feliz de agora homenageá-lo usando um elemento que não existia naquela época”, acrescenta Siron.

O artista diz que todo o projeto do Amsterdam Light Festival deste ano precisa ter um conceito ecológico. “Nunca foi tão importante semear para o futuro, e é isso que quero mostrar. O semeador remete a uma imagem de esperança e compromisso. Espero despertar isso nas pessoas com o meu trabalho”, conclui.

Caso a instalação de Siron Franco seja escolhida a participar do Amsterdam Light Festival, ela ficará exposta por 55 dias em Amsterdã, entre novembro de 2020 e janeiro de 2021. Durante o Festival, o público tem acesso às obras de arte caminhando pelas ruas da cidade ou navegando por cerca de 1h30, em barcos que partem da Estação Central de Amsterdã.