Do Mais Goiás

Símbolo do art déco em Goiânia, Torre do Relógio volta a funcionar

O monumento, que fica no canteiro central da Avenida Goiás, foi reinaugurado na noite desta terça-feira (15)

Torre do Relógio volta a funcionar em Goiânia
(Foto: Jucimar Sousa)

Se você já passou pela Avenida Goiás, é bem provável que em algum momento tenha se deparado com a imponente Torre do Relógio ali presente. O monumento, que é considerado um de nossos principais pontos turísticos, é também um dos mais conhecidos patrimônios em art déco da capital – estilo de origem francesa, marcado por suas formas geométricas, linhas verticais e volumes, utilizado como base para o planejamento de Goiânia.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a estrutura passou por obras de restauração e voltou a funcionar na noite da última terça-feira (15), em uma cerimônia acompanhada pelo prefeito Rogério Cruz e pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, além da presidente do Iphan, Larissa Peixoto, e outras autoridades.

A restauração foi coordenada pelo instituto e recebeu recursos da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), que agora também passa a ser responsável por manter o patrimônio. Isso só foi possível graças a uma parceria firmada com a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), dentro do Programa Adote Uma Praça, que também contempla a manutenção do famoso Coreto da Praça Cívica.

Segundo o prefeito de Goiânia: “é uma grande alegria ver o nosso relógio da Avenida Goiás funcionando novamente. É um monumento belíssimo, de 16 metros de altura, que passou por obras de restauração e agora é possível ver as horas e ouvir as badaladas desse relógio que faz parte da nossa história“, declarou durante a cerimônia.

A parceria pelo Programa Adote Uma Praça, visa ainda realizar melhorias em diversos espaços públicos, no que tange iluminação, limpeza e segurança de espaços, incentivo à instalação e manutenção de mobiliários urbanos e muito mais.

Agora, a população da capital poderá voltar a apreciar a Torre do Relógio, que volta a informar as horas, e ainda marca a região por suas badaladas, que já deixavam saudades para quem passa por ali.

Torre do Relógio é um dos principais patrimônios arquitetônicos de Goiânia

Torre do Relógio volta a funcionar em Goiânia

(Foto: Reprodução/ Street View)

A Torre do Relógio, localizada na Avenida Goiás, próximo à Praça Cívica, é um dos monumentos em art déco mais conhecidos de Goiânia. Sua construção teve início na década de 1940, sendo inaugurada junto a outros equipamentos artísticos na região central da cidade, em 5 de julho de 1942, durante o Batismo Cultural de Goiânia.

Segundo informações do Iphan, o monumento foi projetado pelos engenheiros responsáveis pela construção da então nova capital, representando um marco de modernidade e progresso, inspirado pelo estilo arquitetônico.

Com seus 16 metros de altura, a Torre do Relógio integra o conjunto urbano da capital, tombado pelo Iphan em 2003, que inclui 22 edifícios e monumentos públicos, em sua maioria, localizados no centro da cidade e também na região de Campinas. Vale destacar ainda que, de acordo com o Iphan, Goiânia concentra o segundo maior acervo de art déco do mundo.

Leia também: