Influenza A

Campanha de vacinação contra H1N1 em Goiás começa nesta sexta-feira; confira onde tomar a vacina

Vacinas estarão disponíveis a partir de sexta-feira para idosos, ou seja, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, para os trabalhadores de saúde, doentes crônicos e indivíduos com condições clínicas especiais


Joao Paulo Alexandre
Do Mais Goiás | Em: 12/04/2018 às 14:47:11

Campanha se iniciará desta sexta-feira (13) a 1 de junho (Foto: Divulgação)
Campanha se iniciará desta sexta-feira (13) a 1 de junho (Foto: Divulgação)

A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 se inicia nesta sexta-feira (13) em Goiás. A abertura oficial da campanha, que foi antecipada em Goiás devido ao surto da doença no estado, será às 8 horas, na UBS Santuário Novo, no Setor Cristina 2, em Trindade.

Nesta quinta-feira (11), a Secretaria do Estado da Saúde (SES) concluiu a distribuição da primeira remessa de vacinas às 18 Regionais de Saúde do Estado. Ao todo foram encaminhadas 648 mil doses, o que corresponde a 37% do total de 1.752.600 doses destinadas à imunização dos grupos prioritários.

As vacinas foram entregues aos representantes das regionais na sede da Rede de Frio da SES-GO, no Bairro Santo Antônio. Agora, cabe aos municípios a responsabilidade de distribuir as doses para a população.

Cronograma

As vacinas estarão disponíveis a partir de sexta-feira para idosos, ou seja, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, para os trabalhadores de saúde, doentes crônicos e indivíduos com condições clínicas especiais. A vacinação seguirá o seguinte calendário

13/04  a 20/05:  idosos, trabalhadores da saúde e comorbidades
23 a 27/04: gestantes, puérperas e crianças.
30/04 a 11/05: professores
12/05 Dia “D”:  todos os grupos prioritário da campanha
14/05 a 01/06: todos os grupos prioritários da campanha
Indígenas: durante todo o período de campanha
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional: agendamento a critério do município no período da campanha

Goiânia

Para atender os grupos prioritários da vacinação contra a gripe deste ano, a Prefeitura de Goiânia vai disponibilizar as doses em 56 postos do município.
Na maioria dos locais será possível encontrar tanto as doses contra a Influenza quanto as demais vacinas de rotina do Calendário Nacional de Vacinação. Entretanto, há unidades estratégicas que oferecerão somente a vacina que protege da gripe, como o Centro Municipal de Vacinação, no setor Pedro Ludovico, e o Cais de Campinas. Já outras salas disponibilizarão somente as doses consideradas de rotina. Confira a lista neste link.

 

Aparecida de Goiânia

No município que recebeu 56 mil doses, as pessoas poderão se vacinar nos postos fixos montados nas seguintes Unidade Básicas de Saúde (UBS): Andrade Reis, Jardim Tiradentes, Jardim Florença, Independência das Mansões, Pontal Sul II, Vila Delfiori, Bandeirantes, Riviera, Campos Elísios, Residencial Anhembi, Veiga Jardim, Bairro Independência, Caraíbas, Alto Paraíso, Jardim dos Ipês, Madre Germana, Mansões Paraíso, Buriti Sereno, Residencial Garavelo Park, Parque Trindade, Santa Luzia, Jardim Olímpico, Jardim dos Buritis, Jardim Bela Vista, Chácara São Pedro, Rosa dos Ventos, Nova Olinda, Retiro do Bosque, Cândido de Queiroz e Jardim Paraíso, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30.

Já no Cais Nova Era, apenas gestantes, crianças e puérperas poderão se vacinas durante toda a campanha. A Maternidade Marlene de Paula vacinará gestantes e puérperas internadas no local. No Cais Colina Azul, Centro de Saúde do Papillon Park e no Centro Ambulatorial de Atendimento estarão abertos para os demais grupos. A vacinação acontecerá das 7h30 às 18h30.

No dia D, o município realizará um verdadeiro mutirão de vacinação, das 8 às 17 horas, UBS Jardim Boa Esperança, Residencial Anhembi, Porto das Pedras, Pontal Sul 83, Bairro Cardoso e Expansul e no Aparecida Shopping, sendo que neste último o horário será das 10 às 17 horas, além dos lugares já citados.

Trindade

Na cidade onde o pânico se espalhou devido 11 mortes na Vila São Cotollengo, mas apenas duas confirmadas por H1N1, a vacinação ocorrerá em quatro unidades da saúde da cidade: Centro, Santuário Novo, Centro de Especialidades Médicas Cristina e Maysa I. Também serão realizadas a otimização das doses, segundo a Vigilância de Saúde de Saúde.

Na Vila São Cottolengo, a vacinação acontecerá nos dias 25 a 27 de abril e imunizará seus 314 internos e mais de 700 colaboradores. Esse adiamento se faz necessário, conforme informa a assessoria do local, pelo fato de todos terem sido vacinados com a remessa de 2017 e que é necessário o prazo exato de 30 dias para um nova imunização.

*João Paulo Alexandre é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo.