Influenza

SES deve receber 195,6 mil doses de imunização contra H1N1

Número deverá abastecer a Capital e municípios por meio de centrais regionais de distribuição. Quantidade deverá ser suficiente para o Dia D, agendado para o próximo 12/5


Hugo Oliveira
Do Mais Goiás | Em: 09/05/2018 às 13:30:27

Estado espera receber mais 200 mil unidades nesta semana (Foto: reprodução/internet)
Estado espera receber mais 200 mil unidades nesta semana (Foto: reprodução/internet)

Novo estoque de vacinas contra cepas de influenza, entre elas o vírus H1N1, estão sendo recebidas pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Ao todo, 93 doses chegaram na terça-feira, quantia que deve ajudar a suprir a demanda de todos os municípios, além da realização do Dia D, da campanha de vacinação contra a doença, agendada para este sábado (12). Segundo o órgão, são esperadas outras 195,6 mil unidades para esta quarta-feira (9).

A gerente de Imunização e Rede de Frio da SES, Célia de Lourdes Venci Menezes, afirma que as vacinas serão repassadas às 18 Regionais de Saúde do estado a partir desta quarta. Cada uma dessas centrais é responsável pela distribuição das doses para municípios a elas jurisdicionados. Pela proximidade, explica, Goiânia e Aparecida de Goiânia, recolhem as unidades diretamente na secretaria.

Imagem das unidades recebidas na terça-feira (8) (Foto: reprodução)

Levantamento parcial realizado pela secretaria aponta que 1.247.763 pessoas em Goiás já foram imunizadas desde o início da campanha, no dia 13/4. Dessas, 98.686 pessoas integram os grupos de risco, como crianças de seis meses até cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores. Eles representam, 75% da meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde.

As outras 264.077 são compostos por portadores de doenças crônicas, privados de liberdade, grupos sem comorbidades e funcionários do Sistema Prisional. Para estes indivíduos, segundo a SES, não há meta de cobertura. A campanha será conduzida até o 1° de junho e, segundo Célia, Goiás poderá receber um novo lote de vacinas, caso haja necessidade.

No sábado (12) ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional (Dia D) para todos os grupos prioritários. Entre as 8h e as 17h, unidades específicas como UBS Jardim Boa Esperança, Residencial Anhembi, Porto das Pedras, Pontal Sul 83, Bairro Cardoso e Expansul realizarão as imunizações. No Aparecida Shopping, a vacinação será a partir das 10h.