Eleções 2014

Serpes: Marconi lidera disputa com 39,3% e Iris aparece com 25,1%

Na pesquisa divulgada no dia 31 de agosto, o candidato do PSDB tinha 39,2%.




//
//

A disputa pela sucessão estadual continua polarizada entre Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB), segundo aponta pesquisa Serpes, divulgada pelo jornal O Popular neste domingo (14/09).

Na pesquisa estimulada, de acordo com o levantamento, Marconi tem 39,3% das intenções de votos, 14,2 pontos a frente do segundo colocado, Iris Rezende, que aparece com 25,1% das intenções. Na pesquisa divulgada no dia 31 de agosto, o candidato do PSDB tinha 39,2%.

Vanderlan Cardoso (PSB) tem 7,2% e Antônio Gomide (PT) atingiu 5,9%. Marta Jane (PCB), tem 0,7%, Professor Weslei 0,1% e Alexandre Magalhães 0,1%.

Do início de julho para cá, as intenções de votos de Marconi na capital cresceram gradualmente, de 23,6% para 30%. A do peemedebista, depois de sofrer pequena queda neste intervalo, cresceu nesta pesquisa Serpes e sua vantagem sobre o tucano é de sete pontos em Goiânia, única região em que o peemedebista lidera.

Se considerar a região central do Estado, que inclui Anápolis e Aparecida, a nova pesquisa aponta outro cenário preocupante para o PMDB: Marconi cresceu de 27,2% (início de julho) para 42,9% (nesta semana). Iris caiu de 25% para 16,3%.

Também sofreram queda nesta região Vanderlan e Gomide. Portanto, não é possível ainda cravar se haverá segundo turno. Mas se tiver, será entre Marconi e Iris.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos ao governo não são apresentados aos eleitores, 35,2% dos entrevistados disseram não ter decidido ainda em quem votar. O governador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-governador Iris Rezende (PMDB) tiveram oscilações positivas e aparecem com 30,5% e 17,7%, respectivamente. Antes, tinham 27% e 15,9%.

Vanderlan Cardoso (PSB) tem 5,1% e Antônio Gomide (PT), 4%. Marta Jane (PCB) aparece com 0,5%. Os demais candidatos não foram citados. Dos entrevistados, 6,9% afirmaram que anularão e 1% disse que não votará.

SEGUNDO TURNO

As simulações de segundo turno para a disputa ao governo de Goiás apontam favoritismo do governador Marconi Perillo (PSDB) com pelo menos 12,7 pontos de frente. É a primeira vez que o instituto Serpes simula dois cenários de segundo turno.

Na disputa do tucano com o ex-governador Iris Rezende (PMDB), o resultado aponta 46,7% para o governador e 34% para o peemedebista. Já no embate entre Marconi e o empresário e ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB), o tucano teria 50,4% contra 25,2% do pessebista – uma diferença de 25,2 pontos porcentuais.

Em simulação de segundo turno feita na primeira quinzena de agosto, a diferença entre Marconi e Iris era de 8,1 pontos. O tucano aparecia com 44,6% e o peemedebista, com 36,5%.

REJEIÇÃO

Questionados sobre em qual candidato não votariam de jeito nenhum, 22,8% dos eleitores apontaram Marconi e 16% indicaram Iris. Marta Jane tem rejeição de 7%. Gomide tem resistência de 6,9% e Alexandre Magalhães (PSDC), de 5,4%. Vanderlan tem rejeição de 4,5%.