Do Mais Goiás

Série de lives discute os impactos da pandemia no setor cultural

A série Ideias será transmitida nos dias 04, 06 e 08 de maio, pelo YouTube

Série Ideias #EmCasaComSesc
Sérgio Amadeu participa da live "Usos das tecnologias na pandemia" (Foto: Divulgação)

Há mais de um ano, desde o início da pandemia, diversos projetos nasceram na internet, como forma de continuar levando entretenimento para os lares brasileiros, ao mesmo tempo em que discussões importantes continuam sendo colocadas em pauta. Um desses projetos é a série “Ideias”, do #EmCasaComSesc, promovido pelo Sesc São Paulo, por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF). O objetivo é levar para todo o Brasil, debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual, promovendo reflexões no público de todo o país.

Para esta semana, a programação da série acontece nos dias 04, 06 e 08 de maio (terça, quinta e sábado), com transmissão pelo canal no YouTube do Sesc São Paulo, sempre às 16 horas. Vale mencionar que o público poderá interagir com os palestrantes durante as transmissões, pelo chat do YouTube. Também haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na terça-feira (04), a série Ideias, do #EmCasaComSesc, trata do tema “Usos das Tecnologia na Pandemia: Desafios e Dilemas. Na quinta-feira (06), o tema é a “Gestão de Espaços Alternativos para a Produção Cultural”, enquanto no sábado (08), o tema será a “Sustentabilidade nas Cidades: Mobilização, Articulação Social e Qualidade de Vida”. Confira abaixo mais detalhes da programação.

Programação da série Ideias #EmCasaComSesc

04 de maio, terça-feira

Usos das Tecnologias na Pandemia: Desafios e Dilemas

Desde que a pandemia impôs restrições ao contato presencial, as tecnologias de informação e comunicação por meio da internet adquiriram uma relevância ainda maior no cotidiano de um enorme contingente populacional, que se viu diante da necessidade de realizar suas atividades através de telas e com mediação de plataformas com as quais até então muitos não haviam tido contato – ou tinham de modo esporádico. Com mais de um ano de pandemia, ganhos e danos do uso excessivo dessas ferramentas já vêm sendo avaliados.

Este encontro do #EmCasaComSesc, vai discutir a nova dependência das tecnologias adquirida por ocasião da pandemia, bem como as implicações que esses novos usos acarretam.

06 de maio, quinta-feira

Gestão de Espaços Alternativos para a Produção Cultural

Os espaços alternativos para as produções culturais são lugares de trocas de experiências e processos de gestão cultural. Esses lugares buscam formas de sustentabilidades por meio de editais de incentivo à cultura, patrocínios, redes colaborativas, trabalhos coletivos, dentre outros.

Muitos são pequenos e possuem as características de um lar, com potencialidades no acolhimento, afeto, refúgio, história e formação. Nesse momento, em razão da pandemia causada pelo coronavírus, esses locais estão utilizando plataformas virtuais com proposições de seminários, palestras, encontros, cursos; ações programáticas como formas de resistência para aquecer e evidenciar os resultados coletivos. Importante tema no #EmCasaComSesc.

08 de maio, sábado

Sustentabilidade nas Cidades: Mobilização, Articulação Social e Qualidade de Vida

O que torna uma cidade sustentável? Quais são as características deste lugar? O encontro vai abordar alguns aspectos essenciais para o planejamento urbano integrado, nos aproximar de uma ferramenta de apoio para a gestão pública municipal, além de revelar boas práticas com resultados concretos para uma agenda sustentável.

Serviço

Série Ideias #EmCasaComSesc

Quando: 04, 06 e 08 de maio

Onde: canal no YouTube do Sesc São Paulo

Horário: 16h

Acesso: gratuito

Leia também: