Senado recebe proposta de plebiscito sobre reeleição de senadores, deputados e vereadores

Nas eleições de 2018, entre os 32 senadores que disputaram a reeleição, apenas oito mantiveram os mandatos


Bárbara Zaiden

Do Mais Goiás | Em: 26/03/2019 às 18:21:18


Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Um Projeto de Lei solicita um plebiscito para consultar a população sobre a reeleição consecutiva de senadores, deputados federais, estaduais, distritais e vereadores. A proposta foi apresentada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal no último dia 20 e surge 14 anos desde a última consulta à população, o plebiscito do desarmamento, ocorrido em 2005.

A proposta para acabar com a reeleição do Legislativo conta com o apoio de 30, dos 81 parlamentares. “A forma como a reeleição é pensada na estrutura eleitoral do Brasil, contudo, impede que isso aconteça e minha intenção é mudar isso”, , argumenta o senador goiano Luiz do Carmo (MDB), autor do texto.

“Boa parte dos recursos públicos de campanha ficam sempre em figuras repetidas, e os políticos iniciantes não conseguem competir no mesmo nível. Temos que acabar com essa herança coronelista da República Velha! ”. completa. O emedebista assumiu o cargo este ano, na vaga deixada por Ronaldo Caiado (DEM), depois que ele foi eleito governador de Goiás e deixou o segundo mandato consecutivo que exercia na Casa.

Nas eleições de 2018, entre os 32 senadores que disputaram a reeleição, apenas oito mantiveram os mandatos. No mês passado, outro senador goiano, Jorge Kajuru (PSB),chamou a atenção para o fim da reeleição, mas dessa vez do executivo: presidente da República, governadores e prefeitos.

Sobre a reeleição para o Legislativo, o peessebista disse que quer discutir o assunto. “Para que, juntamente com meus conselheiros e vocês [parlamentares], a gente encontre a melhor proposta no caso da reeleição do Legislativo”, disse.