Do Mais Goiás

Secretário de Saúde de Nova Veneza fura fila da vacina contra covid-19

Questionado sobre o motivo pelo qual foi imunizado, Deijar José do Carmo não quis responder

MP pede esclarecimentos a Nova Veneza sobre vacinação de secretário
O secretário de Saúde de Nova Veneza, Deijar José do Carmo (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

O secretário de Saúde de Nova Veneza, Deijar José do Carmo, 59 anos, passou na frente de mais de duzentos idosos que aguardam pelo imunizante e recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19. Deijar não está no grupo de risco definido pelos planos nacional e estadual de imunização. O momento da imunização foi celebrado por pessoas ao redor e registrado em um vídeo, disponível abaixo.

Nesta sexta-feira (5), Deijar admitiu ter tomado a vacina, mas não soube responder o motivo por ter furado a fila. “A responsável pelas vacinas na cidade vai explicar melhor”, disse o secretário de Saúde em entrevista ao Metrópoles.

Ao questionar a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Cássia Leão Ramos, ela também admitiu a imunização do secretário. “Ele é a única pessoa fora do parâmetro que foi vacinada, não pelo cargo de secretário, mas pelas atividades que está exercendo com a equipe de fiscalização nas ruas”, defendeu Cássia.

O Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, determinou foco total da vacinação nas pessoas acima de 80 anos, em uma live realizada nesta sexta-feira (5). Segundo o governador, todas as vacinas que chegarem a Goiás de agora em diante serão destinadas a esse grupo.

‘Secretário fiscal’

O secretário de Saúde de Nova Veneza, Deijar José do Carmo (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Cássia informou que o secretário de Saúde está atuando com grupos de fiscalização nos comércios, “fazendo orientação em relação ao aumento de casos da Covid-19 na cidade”. Contudo fiscais da Vigilância Sanitária municipal rebateram a informação e disseram que “essa fala da coordenadora é apenas desculpa para o caso passar batido”.

De acordo com a coordenação de Vigilância Epidemiológica de Nova Veneza, 144 das 150 doses recebidas da vacina foram aplicadas até esta sexta-feira, incluindo todos os 106 profissionais de saúde da redes pública e privada do município. Entretanto, somente 74 deles atuam na linha de frente no combate ao coronavírus.

Segundo a coordenadora, também receberam a primeira dose todos os 31 idosos que vivem no único abrigo filantrópico da cidade e oito pessoas acamadas com mais de 80 anos. Ela não explicou porque o município ainda não aplicou todas as vacinas recebidas até o momento.

Total de vacinas

O Estado de Goiás ultrapassou a marca de 125 mil vacinados contra a Covid-19 nesta sexta-feira. O estado já recebeu 278.480 doses de vacinas contra a doença, sendo 212.980 da Coronavac e 65.500 da AstraZeneca. No total, 7.685 pessoas já morreram por causa do coronavírus em Goiás. Além disso, 359.918 casos de contaminação foram registrados até o momento no estado.